sexta-feira, 30 de julho de 2010

Diversidade de marcas de veículos no 18º Rally dos Sertões


Foto: Marcelo Maragni / Foto Arena


Serão 17 as marcas envolvidas na maior aventura do fora de estrada brasileiro, além de mais seis construtores independentes

O Rally Internacional dos Sertões chega a sua 18ª edição e para este ano já estão confirmados um total de 23 diferentes construtores. Dentre as marcas já inscritas estão KTM, Huskvarna, Honda, Suzuki, Sherco, Christine, Yamaha, BMW, Troller, Mahindra, Volkswagen, Sherpa, Ford, Mercedes Benz, Toyota, Mitsubishi, BRP. Partindo de Goiânia, no dia 10 de agosto, passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, e terminando em Fortaleza (CE) no dia 20, a prova terá o recorde de 52,7% dos trechos cronometrados. O trajeto total da competição é de 4.486 quilômetros.

Além destes fabricantes, estão inscritos também os protótipos de fabricação independente, que são veículos de série com profundas modificações e participam na protótipos T1. Na categoria, alguns deles são o Work, VRT01, Próton e os Buggy. Segundo informação da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões, até o momento estão confirmados um total de 155 veículos e 231 competidores, entre caminhões, carros, quadriciclos e motos.

Na classe motos, aparecem 74 competidores, com destaque para uma motocicleta com tração nas duas rodas. Entre os carros, são 56 participantes. Nos caminhões, 10 formações já estão confirmadas. Para fechar a relação, 15 serão os quadriciclos. Os pilotos estrangeiros também marcam presença na prova, com franceses, belgas, espanhóis, holandeses, norte-americanos, sul-africanos, portugueses, chilenos, colombianos e uruguaios.

Segunda maior competição off road do mundo, atrás apenas do Dakar, a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões ainda apresenta 95% de ineditismo em seu roteiro. A prova de 2010 já superou os números de competidores inscritos do ano passado.

Sobre o Rally Internacional dos Sertões: Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).


Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial


ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Maria Domingues / Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Fraiburgo comemorou mais uma vez sediar a largada do Transcatarina




Setores econômicos e sociais da cidade da maçã avaliam positivamente receber pela segunda vez a largada do maior rali de regularidade do estado.



Enquanto o atrativo em Fraiburgo no início do ano é marcado pela colheita da maçã, a cidade agora começa a se acos­tumar em receber a largada do Transcatarina no mês de julho. Pela segunda vez, Fraiburgo foi a primeira etapa do rali e faz movimentar vários setores da cidade. Neste ano, na iniciativa de aproximar ainda mais a população local do clima da competição, a SC Racing em parceria com a Secretaria de Educação promoveu concursos culturais na rede municipal de ensino. Alunos de três séries diferentes fizeram uma frase, um desenho e uma redação sobre o Transcatarina e co­mo prêmio participaram do Prólogo. Outra criança ganhou uma bolsa de estudos da SC Racing até a oitava série.

Pilotos e navegadores mais regulares vencem essa modalidade de rali e no concurso da bolsa cedida pela organização do Transcatarina ganhou o aluno mais aplicado. Johnatan Eduardo Carneiro, 7 anos, é exemplo em cálculos rápidos e agora terá mais um incentivo para continuar a ser estudioso. A bolsa de estudos será mantida se ele não repetir ne­nhum ano letivo. Johnatan também levou o prêmio de melhor desenho e foi de carona em um dos jipes no Prólogo e ficou feliz: “Balançou bastante, mas foi bem legal. Quando crescer quero ser arquiteto e comprar um jipe”.

Não só de cálculos os alunos de Fraiburgo mostram que são inteligentes. No caso de Luana Bussatto, 14 anos, a boa referência na escrita lhe fez render o prêmio de melhor redação sobre o rali. O concurso incentivou a fazerem pesqui­sas, o que ajudou a jovem Luana: “Assisti muitos vídeos na internet para fazer um texto bem elaborado. Coloquei infor­mações do evento e quando crescer também quero ter um jipe pra fazer rali”. No concurso sobre a melhor frase quem se saiu bem foi Johny Miguel Conceição, de 10 anos: “O Transcatarina é um evento que reúne competidores de vários lugares e todos com um só pensamento: desafio e muita adrenalina passando por rios, buracos, lama e qualquer distra­ção pode ser muita diversão”.

Além das premiações dos concursos culturais, na noite da quarta-feira, dia 14, os competidores puderam assistir a uma encenação sobre a Guerra do Contestado. Ainda no apelo social, a SC Racing este ano aumentou o mínimo da quanti­dade de doação de alimentos não perecíveis e no total foram arrecadadas 4,5 toneladas.

O Poder Executivo de Fraiburgo também saiu ganhando em sediar pela segunda vez a largada do Transcatarina. A pre­feitura avalia como positiva: “O evento foi muito importante para a cidade e para o estado. Como em 2009 foi um suces­so, este ano o rali voltou muito mais forte, com mais competidores (144 carros no total). Assim, pessoas de todo o país tem a oportunidade de conhecer Fraiburgo e ver o que temos de melhor para oferecer”, avalia o prefeito Nelmar Pinz. O saldo positivo dessa parceria de dois anos resultou em uma novidade para o ano que vem: “Em 2011 queremos nova­mente fazer a largada do Transcatarina e junto comemorar os 50 anos da cidade”, confirma o vice prefeito Beto Ferreira.

Não somente Fraiburgo comemora sediar uma etapa do Transcatarina. Municípios vizinhos à cidade da maçã também foram beneficiados com o evento, como relata Wilson Macedo, presidente da Rota da Amizade: “As sete cidades da região comemoram aumento em vários setores comerciais devido ao rali. O Transcatarina é um impulsionador de negó­cios, aumenta o movimento no comércio e, além disso, os próprios competidores ficam conhecendo nossos atrativos culturais”.

Outra ótima notícia que a SC Racing, organizadora do Transcatarina, teve na largada em Fraiburgo foi o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, ainda para esta edição. A expectativa é que essa parceria se estenda para 2011, já que o Transcatarina revela ao país várias cidades turísticas de Santa Catarina a cada ano.

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefei­tura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit, Posto Brasília/ Ipiranga e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.Acesse www.transcatarina.com.br e siga no Twit­ter: www.twitter.com/transcatarina








Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente



Assessoria de Imprensa

(31) 9279-9319

carolinedepaula@aceleracao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rally dos Sertões contará pontos para o Series e para o Brasileiro





18ª edição da maior competição off road brasileira valerá também pelo novo campeonato da Dunas, bem como pelas competições nacionais de Cross Country da CBA e CBM


Cruzar quase cinco mil quilômetros pelos mais desafiadores tipos de terreno e condições climáticas adversas são os grandes obstáculos do Rally Internacional dos Sertões, que tem largada no dia 10 de agosto em Goiânia (GO), e chegada no dia 21 em Fortaleza (CE). E neste ano, os pilotos estarão de olho não só nos resultados gerais de cada uma das dez etapas, mas também na pontuação de mais duas competições que estarão inseridas no segundo maior rali do planeta: o Sertões Series e o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo, válida para carros e caminhões) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo, válida para motos e quadriciclos).

O Series é o novo campeonato organizado e promovido pela Dunas Race, e já teve sua primeira etapa realizada, no final do mês de maio, na cidade de Avaré (SP). A prova também valeu pontos pelo Campeonato Brasileiro para carros e caminhões, e pelo Paulista de Baja entre as motos e quadriciclos, já que o circuito, mais curto, não era planilhado.

A fórmula da pontuação para carros, caminhões, motos e quadriciclos representa uma novidade no Sertões deste ano. Cada um dos quatro primeiros dias valerá como uma etapa do Series, sendo as três primeiras delas também contando para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da CBA.

Já entre as motos e quadris, pelo Campeonato Brasileiro de Cross Country da CBM, o sistema será um pouco diferente. A somatória dos tempos dos quatro primeiros dias valerão como uma etapa; a soma do resultado do quinto, sexto e sétimo dia contarão pontos como outra etapa, assim como as três últimas.

O Rally dos Sertões, para os competidores das motos, também é válido pelo Campeonato Mundial de Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).


Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento:www.sertoes.com

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará, e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Fotos: André Chaco/Foto Arena



Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/André Stepan/Cleber Bernuci/Leonardo Murgel/
Eduardo Antonialli/Maria Domingues/Fabio Ometto/Mariana Viegas
11. 3848.8670/71/72
dunas-press@reunion.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Lembrete - Credenciamento de Imprensa


Foto: Renato Cuckier


Prazo para a imprensa termina no dia 05 de agosto


O credenciamento de imprensa para a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões continua aberto. A competição, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto, terá largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Ao contrário do que acontece em outros grandes ralis, não será cobrada taxa de adesão ou de credenciamento para cobertura jornalística.

O credenciamento de imprensa é destinado única e exclusivamente aos profissionais com comprovada atuação editorial em veículos de comunicação, e atualmente em pleno exercício da função. Qualquer solicitação que não atenda essa exigência não será aprovada.

Fotógrafos interessados em realizar uma cobertura comercial, além da jornalística, negociando fotos com pilotos, equipes e empresas que não pertencem à área jornalística, deverão pagar a taxa de comercialização no valor de R$ 1.900,00 (mil e novecentos reais) para liberação do serviço. O credenciamento nestes casos deverá ser realizado diretamente com a Assessoria de Imprensa.

Já os fotógrafos e/ou cinegrafistas que desejam comercializar vídeos para pilotos, equipes e empresas, não receberão autorização/credenciamento para realizar este trabalho independente, pois a Dunas Race, organizadora do Rally Internacional dos Sertões, tem contrato de exclusividade com a WN Produções, que é a única detentora deste direito.

Nos demais casos, os pedidos deverão ser feitos até o dia 05 de agosto, pelo formulário disponível no site http://www.sertoes.com/SaladeImprensa.html, (clique em ‘credenciamento de imprensa 2010’). As respostas - positivas ou não - serão enviadas por e-mail, até três dias úteis após a solicitação, e levarão em consideração o número de lugares disponíveis. O credenciamento para o evento é diferenciado para os seguintes tipos de cobertura:

Imprensa Credenciada (para acompanhar os 10 dias de prova);
Imprensa Credenciada Local (para acompanhar apenas em uma cidade do roteiro).

Para os jornalistas que farão a cobertura da prova inteira e/ou da largada, as credenciais deverão ser retiradas entre 08 e 09/08, na Sala de Imprensa do evento, em Goiânia (GO), entre 10h00 e 17h00. As credenciais serão entregues somente aos próprios credenciados mediante apresentação de carteira funcional. Mais informações sobre a aprovação do pedido podem ser obtidas pelos telefones: (11) 3848-8671 / 72.

Para aqueles que farão a cobertura local - exceto largada - não existirá a necessidade de retirada de credencial. O preenchimento do formulário abaixo e a aprovação por e-mail da assessoria de imprensa darão condições para os jornalistas trabalharem.

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Maria Domingues / Fabio Ometto / Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br

Copa Troller explorará as belezas do Vale do Itajaí




A próxima etapa da Copa Troller acontecerá em uma das regiões mais belas do País. Com grande diversidade de terrenos e obstáculos, o rali de regularidade terá aproximadamente 150 quilômetros que passarão por Brusque, Vidal Ramos, Nova Trento e Botuverá


28 de julho de 2010 - A 4ª etapa da Copa Troller Sudeste terá um roteiro que mesclará uma grande diversidade de características. A prova, que acontecerá em Brusque, SC, apresentará trechos de lama e piso duro, com cascalhos, pedras, areia e setores de reflorestamento. O rali acontecerá neste sábado, dia 31 de julho, e percorrerá aproximadamente 150 quilômetros pelas regiões de Vidal Ramos, Nova Trento e Botuverá.

De acordo com a organização do evento, os pilotos deverão trabalhar bastante, visto que haverá sequências com várias curvas, e assim se manterá por todo o trajeto. Além disso, diversos tipos de pontes estreitas (madeira, concreto), muitas subidas e descidas de serra, com locais onde a altitude variará de 80 a 680 metros.

"O local promete uma disputa de arrepiar. Assim como as paisagens e obstáculos, os competidores também são de alto nível técnico. E todos os participantes seguem com os mesmos objetivos: a vitória. E com certeza, isso nos anima demais a disputar um pódio tão acirrado, onde para estar no topo dele, será preciso superar nossos limites", concluiu o piloto Ricardo Barra, da Niterói Rally Team, que compete ao lado do navegador Ronald Leis. "Já participamos de algumas provas no Sul do Brasil, portanto, temos algumas informações sobre o relevo e tipo de piso, entretanto, a presença de chuva poderá mudar o cenário e nivelar todas as equipes", observou Barra.

Para a dupla, o fato de ter chovido na região nos últimos dias, dificultará a obtenção de uma boa performance, o que consequentemente, exigirá mais empenho e determinação dos off-roaders. "A Copa Troller repete a competitividade dos anos anteriores, ou seja, na categoria Máster, a disputa está apertada e qualquer desatenção pode ser fatal. Mas estamos motivados e confiantes que a experiência do nosso time e alguns ajustes na suspensão do veículo que competimos, possam ser diferenciais a nosso favor neste etapa", analisou Leis.


Mais verde para Brusque

O Projeto AGIR - coordenado pela Niterói Rally Team -, na busca de compensar o gás carbônico lançado ao ar pelo veículo da equipe durante as competições, doará 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. As mudas serão plantas no acesso do Hotel Monthez, com o objetivo de enriquecer a flora do local. "Essas mudas serão integradas à nossa área verde, que já é composta por um bosque e trilhas", justificou o gerente de hospedagem, Marcelo Schurhaus. "Acreditamos que toda e qualquer ação que valorize e preserve o meio ambiente, seja de grande valia para nós. Acreditamos que o melhor modo de preservar é conhecendo melhor o espaço verde, e é por isso, que temos no hotel, um grande espaço verde", completou.

Esta iniciativa tem servido de exemplo para muitos esportistas, e conquistado a admiração e simpatia das pessoas ao longo desses dois anos de atividades. "Deixaremos em Brusque um testemunho do projeto AGIR que certamente despertará, em todos que visitarem o hotel, o compromisso que precisamos ter com o planeta que deixaremos para as futuras gerações", encerrou Barra.


*Para obter mais fotos e informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br


A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava e TNT Energy Drink

Fotos: Doni Castilho/Dfotos;Lauro Chericoni Neto/Dfotos





Lauro Chericoni Neto/Dfotos
Informações à imprensa:
Liberdade de Ideias
2213-1190
Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
(11) 8308-7141

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Idéia Fixa beneficiará projeto de leitura em Minas Gerais



Rotary Club de Poços de Caldas receberá 1.000 livros

Dando continuidade às ações em prol do incentivo à leitura e do acesso facilitado aos livros, Tânia Mara Carvalho estará entregando ao Rotary Club em Poços de Caldas (MG) pouco mais de 1.000 livros de histórias infanto-juvenis.

A solenidade acontece nesta quarta-feira, dia 28 de julho, às 19h30 no Hotel Balneário, com a presença do presidente da entidade Guilherme Granato.

O Projeto Leitura - Soma de Prazeres, Saberes e Poderes vem sendo desenvolvido pelo Rotary desde outubro de 2009 e envolve atividades de leitura, empréstimo de livros aos pais de alunos das unidades de Educação Infantil e doação de livros novos, visando um estímulo à leitura em família, afim de torná-la hábito.

Para Rosa Maria, supervisora pedagógica e responsável pelo Projeto, o apoio do Idéia Fixa é de extrema importância e grande valia, já que a maior dificuldade até então era conseguir uma grande quantidade de livros. "Mesmo estando a poucos dias da nossa participação no Rally dos Sertões, que acontece no início de agosto, conseguimos um tempinho para levar a Poços de Caldas mais uma ação de sucesso, com a nossa colaboração. Sinto que estamos fazendo nossa parte como multiplicadores de grandes 'ideias' e ações em benefício de comunidades carentes em todo Brasil. Estes livros são apenas parte dos 3.000 que doaremos até o final do ano ao projeto do Rotary Club", explicou Tânia Mara.

Parceiros: Clipping Service, Fundação Educar DPASCHOAL, Equipe Petrobras LUBRAX, RENAULT, RNN Sports,Veyance Technologies ( Goodyear Enginered Products).

Colaboradores: Asa Alumínio, Cherry Contábil, Daniel Beato,EPROCAD,Ipanema Moving,Imperial Livros, Perfumaria EMY, Performance Academia, Radiex Produtos Automotivos, Superlicença (www.superlicenca.com.br) ,Spenassatto (www.spenassatto.com.br) , SIG Comunicação, Tendas Kagê, Visual Tecnologia de Sistemas.





Acompanhe nossas ações pelo site: www.projetoideiafixa.org
ideiafixa100@terra.com.br
(11) 8591-1324
Graciela Mayrink
Assessoria de imprensa
(21) 8173-9667

Carro de Klever no Sertões representa "grande evolução"




Novo equipamento, batizado de "Protom", aumentam as chances de brigar pela vitória com um investimento mais viável

No último final de semana (24 e 25/07), Klever Kolberg esteve em Curitiba (PR) visitando a sede da ProMacchina, oficina que criou e está preparando o Protótipo Etanol, carro com que o piloto disputará o próximo Rally Internacional dos Sertões. Esta foi mais uma das etapas que o piloto da Valtra Dakar Eco Team cumpre na preparação para a maior prova off road do Brasil, que acontece entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

Em seu retorno às competições em solo brasileiro, Klever apresenta várias novidades: seu navegador será o potiguar Flavio Marinho de França; e o equipamento foi criado e desenvolvido pela ProMacchina, oficina do também piloto Mauricio Neves. O veículo da Valtra Dakar Eco Team que Kolberg irá pilotar no Rally dos Sertões será um Protótipo Etanol e representa uma grande evolução em relação ao que utilizou na edição 2010 do Dakar. Na ocasião, ele se tornou o primeiro competidor da história a realizar a prova com um carro movido pelo etanol brasileiro, com um Mitsubishi Pajero Flex.

O novo carro, batizado de Protom, utiliza o cockpit e gaiola de uma L200 RS. Assim, a sua aparência é muito próxima com a pick-up da Mitsubishi. "Mas fica só na semelhança. Este carro é uma grande evolução se compararmos com o que usamos no Dakar. Ele tem várias melhorias, mudanças que já gostaríamos de ter colocado naquele carro, mas por questão de tempo não conseguimos. Agora teremos um equipamento bem mais competitivo", disse Kolberg.

A ProMacchina também será responsável pelo apoio mecânico durante o Rally dos Sertões. Klever já utilizou os serviços da preparadora em outras edições da prova, mas na época, Mauricio Neves também era um dos seus fortes adversários.

Chefe de equipe nesta edição da prova, Mauricio Neves participou do Sertões 2009 e do Dakar 2010 pela equipe Volkswagen e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro de Rally. A ProMacchina terá cinco carros na competição - três deles movidos a etanol -, e carrega o título de ter sido a ultima equipe brasileira a vencer o Rally dos Sertões na geral da categoria Carros, em 2007. "Naquele ano, realizei um grande sonho, vencer o Rally dos Sertões pilotando um carro preparado pela minha própria equipe", disse Neves.

Diferenças - O motor é um Mitsubishi V6 3.5 Flex e as suspensões dianteiras e traseiras são independentes, utilizando os agregados e componentes da Mitsubishi Evolution, carro de chassi tubular produzido para competição. Os diferenciais dianteiros e traseiros também são da Mitsubishi Evolution, mas recebem um sistema de blocante para aumentar a performance e resistência. "Além do design, a suspensão independente nas quatro rodas é outro grande diferencial. O primeiro tinha eixo rígido. O carro com o qual disputaremos o Sertões é 20 centímetros mais largo, e isso dá uma dirigibilidade muito melhor. Os freio são maiores e o motor terá 50 hp a mais", explicou Klever Kolberg.

O cambio é mecânico e é o mesmo utilizado na Pajero 3.5L. "O carro pesa quase 450 quilos a menos, em parte por causa do tanque de combustível. Como no Dakar tivemos que bolar uma logística bastante complexa para o abastecimento ao final de cada etapa, o reservatório levava 560 litros de etanol. Agora a organização do Sertões permitiu o reabastecimento em etapas mais longas, e por isso não precisaremos de um tanque muito grande. É um grande incentivo à categoria Etanol no rali, e uma boa iniciativa do pessoal da Dunas", elogiou o piloto.

"Com toda segurança, posso dizer que o carro novo terá um desempenho 100% melhor do que o equipamento com a qual disputamos o Dakar, já que havia sido um trabalho que privilegiava a resistência, e não a performance", apontou Klever.

"Para mim, o Protótipo Etanol nasceu de uma ousadia da experiência e criatividade de todos amigos que colaboram com a ProMacchina. Vou utilizar vários componentes da Pajero que competiu no Dakar, como o motor, mesclados a vários outros componentes da Pajero Full e do Mitsubishi Evolution, como diferenciais e suspensão independente nas quatro rodas. Será um carro mais leve, mais estável e mais rápido do que o utilizado no Dakar", comentou Klever. "Além disso, este carro é uma solução de baixo custo para quem quer competir usando etanol com boa performance. É algo extremamente viável para os competidores, e vai deixar muita gente entusiasmada".

Configuração padrão para os principais pontos do carro:

Protótipo Etanol By ProMacchina

Motor: Mitsubishi 3.5 - 6 cilindros em V, Flex
Eletrônica programável de competição
Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento
Potência: 240 HP/5.500 RPM
Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 reduzido
Diferenciais com blocantes
Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque
Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição
Sistema duplo para bombas de combustível
Suspensão independente dianteira e traseira
2 amortecedores Ohlins por roda
Freio a disco nas 4 rodas
Macaco Hidráulico
Velocidade Máxima: 180 km/h
Peso bruto: 1.875kg
Comprimento: 4.475mm
Largura: 1.990mm
Altura: 1.850mm
Base: 2.900mm
Rodas: 7" X 16"
Chapão protetor inferior
Pranchas de desencalhe
Gaiola de segurança padrão FIA

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já participou representando Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off - road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.parisdakar.com.br e siga a equipe no Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Foto: Divulgação



News ROOM
João Vasconcelos
Tel. + 55 11 9479-9462
contato@newsroom.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Em busca de desafio ainda maior, pilotos mudam de categoria




Aventura e superação são os combustíveis e a marca da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões

Para alguns pilotos, o gosto pela adrenalina os faz buscar aventuras cada vez maiores. Em momentos de dificuldades durante o trajeto de um grande desafio, como é o Rally Internacional dos Sertões, alguns participantes chegam a dizer que se arrependem de ter encarado uma prova tão dura e prometem nunca mais passar por estas dificuldades. Promessa que só dura até a linha de chegada, porque nem bem a competição termina e alguns dos inscritos já começam a perguntar e planejar como será a edição do ano seguinte.

Alguns, porém, vão ainda mais além, e na busca da superação trocam de categoria para encarar o desafio de diferentes maneiras. Competidores de moto passam para os carros, de carros para caminhões, e assim por diante. Na 18ª edição do Rally dos Sertões, que acontece entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), dois pilotos comentaram sobre a decisão de fazer um upgrade na própria carreira.

O paulista Leandro Torres disputou o Sertões 2009 nas motos, a bordo de uma KTM 690, e agora irá enfrentar os 4.486 Km do percurso em um carro Mitsubishi, na categoria Prodution T2. "Gosto deste espírito de novidade", comentou. "Para mim, tudo será novo, embora já tenha treinado com meu navegador no RN 1500 e também no Sertões Series. Outro motivo para decidir pela mudança foi a segurança, já que os riscos são menores correndo de carro ", completou o piloto.

Já o goiano Marcos Cassol, que disputou a edição passada do Sertões a bordo de um Mitsubishi L200 RS, optou por fazer uma mudança literalmente de peso. O piloto sempre trabalhou com equipamentos pesados, assim era natural que um dia decidisse competir com caminhões.

"Um dos meus maiores desejos era correr de caminhão no Sertões. Estou bem ansioso por mais este desafio e também creio que as chances de vitória nos caminhões são ainda maiores". "Não que a concorrência seja menor, visto que temos concorrentes muito fortes, caso do Salvini, por exemplo, que é um professor para mim e com quem tenho muito a aprender", acrescentou Cassol.

"Nossa formação, que tem ainda o Rodrigo Melo e o Davi Fonseca, é muito competitiva e também experiente. Encaro a prova como uma grande aventura, onde o maior desafio é exatamente o trajeto que a cada ano fica mais exigente. Só o fato de terminar já é uma vitória", disse o goiano. Não satisfeito com a mudança, Cassol revela novos planos para o futuro. "Se possível, ainda quero disputar o Sertões também nos quadriciclos", completou.

Sobre o Rally Internacional dos Sertões: Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Crédito: Marcelo Maragni / Foto Arena

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Maria Domingues / Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br

terça-feira, 27 de julho de 2010

Após conferência, roteiro da 18ª edição é oficializado


Crédito: Caetano Barreira / Foto Arena


Prova terá 4.486 quilômetros e ainda mantém o recorde histórico de trechos cronometrados com 52,7%

O trajeto da edição comemorativa de 18 anos do Rally Internacional dos Sertões está oficializado. Após o término da conferência do roteiro, realizado por uma equipe de seis profissionais, a Dunas Race, organizadora do evento, confirma o percurso que cruzará seis Estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - de quatro regiões, entre 10 e 21 de agosto.

A 18ª edição do Rally dos Sertões, que larga em Goiânia (GO) e termina em Fortaleza (CE), terá 4.486 quilômetros e ainda mantém o recorde histórico de trechos cronometrados, com 52,7% do total. A principal alteração em relação ao que foi divulgado após a última revisão feita por Edu Sachs, diretor técnico da prova, aconteceu no sexto dia de prova.

"Alteramos a sexta especial da prova, que este ano é o primeiro dia de etapa maratona. O trecho cronometrado, que era de 423 quilômetros anteriormente, passou a ter 330 quilômetros. Assim como os carros, as motos e os quadris, agora os caminhões também poderão fazer a etapa maratona inteira. Sem esta mudança, os caminhões teriam que terminar a especial antes dos demais. Além disso, equacionamos também a demanda de combustível dos carros movidos a etanol. Com a redução, eles não precisarão parar para reabastecer no meio da etapa", disse Marcos Moraes, organizador do Rally dos Sertões.

"Também houve uma diminuição na especial do última dia de prova, quando os competidores percorrerão 107 quilômetros de trechos cronometrados dentro do Estado do Ceará. Como a chegada da prova acontecerá na Praia do Cumbuco, em Fortaleza (CE), diminuímos um pouco o trajeto porque tivemos que priorizar o horário da maré", completou Moraes.

Segunda maior competição de fora-de-estrada do mundo, atrás apenas do mítico Dakar, a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões ainda apresenta 95% de ineditismo em seu roteiro. Em 2010, a prova contará com um número de competidores superior ao de 2009, com um total de 155 veículos inscritos.

Confira a programação oficial do Rally dos Sertões 2010:

1º dia (11/08, quarta-feira) - Goiânia (GO) - Caldas Novas (GO)
DI. 34 km
TE. 133 km
DF. 36 km
Total - 203 km

2º dia (12/08, quinta-feira) - Caldas Novas (GO) - Unaí (MG)
DI. 39 km
TE. 214 km
DF. 192 km
Total - 445 km

3º dia (13/08, sexta-feira) - Unaí (MG) - Alto Paraíso de Goiás (GO)
DI. 29 km
TE. 220 km
DF. 167 km
Total - 416 km

4º dia (14/08, sábado) - Alto Paraíso de Goiás (GO) - Dianópolis (TO)
DI. 2 km
TE. 240 km
DF. 272 km
Total - 514 km

5º dia (15/08, domingo) - Dianópolis (TO) - Palmas (TO)
DI. 28 km
TE. 209 km
DF. 218 km
Total - 455 km

6º dia (16/08, segunda-feira) - Palmas (TO) - São Felix do Tocantins (TO)
DI. 108 km
TE. 330 km
DF. 0 km
Total - 439 km

7º dia (17/08, terça-feira) - São Felix do Tocantins (TO) - Balsas (MA)
DI. 12 km
TE. 485 km
DF. 22 km
Total - 520 km

8º dia (18/08 quarta-feira) - Balsas (MA) - Teresina (PI)
DI. 178 km
TE. 183 km
DF. 292 km
Total - 653 km

9º dia (19/08, quinta-feira) - Teresina (PI) - Sobral (CE)
DI. 70 km
TE. 245 km
DF. 137 km
Total - 452 km

10º dia (20/08, sexta-feira) - Sobral (CE) - Fortaleza (CE)
DI. 43 km
TE. 107 km
DF. 240 km
Total - 390 km

Total da Prova - 4.486 km
Total de Especiais - 2.366 km
Percentual: 52,7%



Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará, e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Maria Domingues / Fabio Ometto / Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br

VI COPA PARANA DE RALLYE II ETAPA: RESULTADO




VI COPA PARANA DE RALLYE - 2010 - CASCAVEL - PR
II ETAPA 24/07/2010


Organização Clube de Rallye de Cascavel



Resultados



CATEGORIA GRADUADOS
1º ANDRÉ PEREIRA e EDUARDO LUIZ ORTOLAN
2º PAULO ALESSANDRO FANTIN e RODRIGO MARTINS
3º GENARO DUTRA JR e DARIO DRIESSEN
3º LAIR A CALDERAN e MARCELO FILIPPON CASCAVEL
4º RODRIGO PORTES e VITOR PIERUCCINI
5º VILSON PILATTI e LUCIO CHICARELLI


CATEGORIA RALLYE
1º ROBSON LUIZ SCHUINKA e CESAR RICARDO MILLA
2º ODAIR GAROTINHO QUEIROZ CASCAVEL e ALESSANDRO COSTA ZOINHO
3º RENATO AGOSTINETTO e ENEAS DA COSTA
4º ROGER VALANDRO e GUSTAVO LUIS MARMENTINI
5º PAULINO PIVETA UMUARAMA e NILTON VIANA
6º MARCELO BEUX CASCAVEL e CLAUDIO DEUTOS
7º WALTER YAMAGUSHI CASCAVEL e ELIANE PAZZA
8º MAURICIO GIONGO e LEANDRO RODRIGO BASSO


CATEGORIA ESTREANTE
1º ADAMUR VANZIN e HEDER LUIS VANZIN
2º RAFAEL PARANHOS e RODRIGO RODRIGUES
3º VALDINEI PEREIRA RAMOS e LUCAS EDUARDO THOMANN
3º MARCOS VALANDRO e ADRIANE MAINARDES
4º JOSE MARCELO MARINO e MARCO ANTONIO BARZOTO
5º ALESSANDRO JR MENEGHEL e GUSTAVO AGNES
6º GILMAR ANTONIO LIBERALI e ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA
7º GUSTAVO MARINO e BEN HUR GARCIA
8º ARMANDO RICARDO DE SOUZA e RUBENS JOSE DE SOUZA
9º JAIR NEWMIDIA e JULIANA NEWMIDIA
10º LUIS SERGIO STESKI e ANDREW HENRIQUE DAMO
11º CLAUDIO BRUNHARO e EDIE BRUNHARO NETO


A próxima etapa da Copa Paraná de Rallye de Regularidade acontece no dia 18 de setembro.


A Copa Paraná de Rallye de Regularidade tem apoio do Auto Posto Maçarico, PVC Arte e Adesivos, Schuster Livrarias, Bemajjy e Ótica Curitiba.



Foto: Lucio Chicarelli carro da Dupla Schuinka e Milla
Clube Rallye Cascavel - www.rallyecascavel.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

domingo, 25 de julho de 2010

Luiz e Cris Facco vencem na A6 e retomam liderança no Campeonato




Dupla da Equipe Acelera Siriema foi a mais rápida na categoria em todas as Especiais, deste fim de semana em São Luiz do Paraitinga, durante a terceira etapa do Paulista de Rally de Velocidade


No Campeonato Paulista de Rally de Velocidade décimos de segundos são disputados com afinco pelas duplas. Com 1m55s de vantagem sob o segundo colocado, a Equipe Acelera Siriema venceu na A6, a terceira etapa realizada em São Luiz do Paraitinga. Com a marca final de 53m00s7, Luiz e Cris Facco fizeram o melhor tempo em todas as Especiais do Vale do Paraíba e com a vitória, reassumiram a liderança do campeonato na categoria.

A prova foi dividida em dois dias, com cinco Especiais. No sábado à tarde, as quinze duplas percorreram três trechos cronometrados de cerca de 16 quilômetros cada de trechos travados e estreitos. Já neste domingo, o percurso contou com duas Especiais de aproximadamente sete quilômetros cada de trechos bem velozes.

"Nosso desempenho foi muito positivo, ganhamos as cinco Especiais e retomamos a liderança do campeonato e este resultado era o nosso objetivo", diz o piloto Facco que comenta sobre os dois dias: "No sábado, a prova estava bem técnica e travada com piso homogêneo e exigiu muita navegação e a pilotagem fez a diferença também. Já hoje (25), achei a prova mais tranquila e aberta. Na primeira especial o piso estava escorregadio, mas depois de alguns ajustes, rederam um bom resultado, apesar de no deslocamento final, passármos por um imprevisto".

Facco se refere à quebra do câmbio do Peugeot 206, após o término das duas Especiais quando estavam já no deslocamento final para o Parque Fechado. Mas como no rali, além da disputa há também solidariedade, a dupla pode contar com o apoio de duas duplas.

"Agradecemos muito a ajuda do Vander (Ide) e do Ricardo (Lopes) que nos rebocaram no deslocamento no finalzinho da prova. Mas a etapa foi bem interessante nestes dois dias, exigiu cautela e estratégia e tivemos um bom desempenho e, ainda, reassumimos a liderança no campeonato", ressalta a navegadora Cris.

A etapa de São Luiz do Paraitinga contou com nove carros da categoria A6 (carros com motores 1.6, com preparação livre e tração 4x2) e seis da N2 (carros com motores 1.6, com preparação limitada e tração 4x2). Sendo que a dupla vencedora na N2 foi Patrick e Fábio Pinzan.

O grid do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade volta a se formar em setembro, nos dias 18 e 19, na etapa de Águas de Lindóia.

A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica e Yokohama e apoio da 4x4 Experts.


Resultado Final - 3ª etapa - São Luiz do Paraitinga/SP

Categoria A6 (cinco primeiros)
Nº PILOTO / NAVEGADOR/ CARRO/ TEMPO
1º (611) Luiz Facco / Cristina Facco206/Peugeot 53:00.7
2º (614) Ricardo Lopes / Demetrius Napoles206/Peugeot 54:05.3
3º (648) Eduardo Pujadas / Cláudio Awata206/Peugeot 56:09.2
4º (617) Fábio Jorge / Julio OlivieriGol/VW 01:06:30.0
5º (555) Eduardo Dal Maso / Luis LangeVoyage/VW 01:13:40.0

Fotos: Junior Almeida/Aceleração








O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Contatos com Mércia Suzuki: (11) 3459-0954 ou 9705-7720
mercia@opositivo.com
Acesse o site da O Positivo





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sábado, 24 de julho de 2010

Lembrete - Credenciamento de Imprensa




Prazo para a imprensa termina no dia 05 de agosto


O credenciamento de imprensa para a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões continua aberto até o dia 5 de julho. A competição, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto, terá largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Ao contrário do que acontece em outros grandes ralis, não será cobrada taxa de adesão ou de credenciamento para cobertura jornalística.

O credenciamento de imprensa é destinado única e exclusivamente aos profissionais com comprovada atuação editorial em veículos de comunicação, e atualmente em pleno exercício da função. Qualquer solicitação que não atenda essa exigência não será aprovada.

Fotógrafos interessados em realizar uma cobertura comercial, além da jornalística, negociando fotos com pilotos, equipes e empresas que não pertencem à área jornalística, deverão pagar a taxa de comercialização no valor de R$ 1.900,00 (mil e novecentos reais) para liberação do serviço. O credenciamento nestes casos deverá ser realizado diretamente com a Assessoria de Imprensa.

Já os fotógrafos e/ou cinegrafistas que desejam comercializar vídeos para pilotos, equipes e empresas, não receberão autorização/credenciamento para realizar este trabalho independente, pois a Dunas Race, organizadora do Rally Internacional dos Sertões, tem contrato de exclusividade com a WN Produções, que é a única detentora deste direito.

Nos demais casos, os pedidos deverão ser feitos até o dia 05 de agosto, pelo formulário disponível no site http://www.sertoes.com/SaladeImprensa.html, (clique em ‘credenciamento de imprensa 2010’). As respostas - positivas ou não - serão enviadas por e-mail, até três dias úteis após a solicitação, e levarão em consideração o número de lugares disponíveis. O credenciamento para o evento é diferenciado para os seguintes tipos de cobertura:

Imprensa Credenciada (para acompanhar os 10 dias de prova);
Imprensa Credenciada Local (para acompanhar apenas em uma cidade do roteiro).

Para os jornalistas que farão a cobertura da prova inteira e/ou da largada, as credenciais deverão ser retiradas entre 08 e 09/08, na Sala de Imprensa do evento, em Goiânia (GO), entre 10h00 e 17h00. As credenciais serão entregues somente aos próprios credenciados mediante apresentação de carteira funcional. Mais informações sobre a aprovação do pedido podem ser obtidas pelos telefones: (11) 3848-8671 / 72.

Para aqueles que farão a cobertura local - exceto largada - não existirá a necessidade de retirada de credencial. O preenchimento do formulário abaixo e a aprovação por e-mail da assessoria de imprensa darão condições para os jornalistas trabalharem.

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Foto: Renato Cuckier

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Maria Domingues / Fabio Ometto / Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Chuvas criam dificuldades para a próxima etapa do Carioca Off-Road




A 4ª etapa do Carioca Off-Road acontece amanhã, em Volta Redonda, RJ, e a expectativa é de uma prova extremamente difícil, pois choveu muito na região, deixando o terreno escorregadio e com muita lama


23 de julho de 2010 - Se já estava difícil, agora ficará ainda mais! Não bastasse ser uma prova noturna, a 4ª etapa do Carioca Off-Road recebeu um importante "ingrediente" para torna-se um rali altamente técnico: a chuva. A competição acontece amanhã, dia 24 de julho, em Volta Redonda, RJ, com largada programada para às 17:00 horas, da Praça Brasil. O certame será realizado juntamente com o Rally da Meia Noite, e tem total colaboração do Jeep Clube de Volta Redonda.

A Pró Rally Rio - promotora do evento - garante que o terreno está muito liso e escorregadio, e com receio de novas chuvas, alguns trechos foram cortados para preservar a segurança dos competidores. "Sempre nos preparamos para os imprevistos, pois ao levantar um percurso, temos que minimizar tudo aquilo que possa atrapalhar o andamento da competição", comentou o diretor de prova, Cristiano Serpa.

A expectativa é de um grid formado por 60 duplas, e como o objetivo é sempre inovar, haverá para essa corrida a categoria Motos e Bikes, além das tradicionais Graduados, Turismo e Turismo Light. "Buscamos sempre aumentar a nossa família, e de acordo com os anseios dos off-roaders de cada região, incluímos uma categoria diferente para o evento", explicou.

O roteiro terá pouco mais de 100 quilômetros, e passará por trilhas de Volta Redonda e Amparo, RJ. A movimentação do rali começará a partir das 13:00 horas, e exclusivamente para essa disputa, será oferecida uma área VIP para os participantes, com jantar de confraternização após a chegada, contando também com a tradicional mesa na largada, com os produtos oferecidos pela Chico Geraes

O Carioca Off-Road tem patrocínio de Chico Geraes Alimentos Finos, Ipiranga Lubrificantes, Land Minas e 4 Crawl. E apoio de GBG Pneus, CCR Ponte e Liberdade de Ideias - Assessoria de Imprensa. Divulgação Revista 4x4&Cia

Fotos: Doni Castilho/Dfotos







Liberdade de Ideias
2213-1190
Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
(11) 8308-7141



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Três grandes marcas patrocinam o 18º Rally dos Sertões

Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa apostam na visibilidade da segunda maior competição off-road do mundo

Três grandes empresas, referências em seus setores, serão patrocinadoras do 18º Rally Internacional dos Sertões. A competição, que é a segunda principal disputa do gênero cross country do mundo, acontece de 10 a 21 de agosto, entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa apostam na grande visibilidade que a maior aventura brasileira sobre rodas trará às suas marcas.

O esporte a motor está totalmente ligado às atividades da Petrobras, patrocinadora master da competição. Este será o quarto ano consecutivo que a empresa investe no Rally dos Sertões. O patrocínio permite a associação da marca a uma ação de iniciativa social, ligada ao esporte e ao meio ambiente, confirmando o compromisso de colocar sua tecnologia e força de trabalho a serviço do bem-estar da população.

Segundo Samuel Magalhães, Gerente Setorial de Comunicação da Petrobras, um dos fatores que atraíram a atenção da empresa foi a preocupação do Rally dos Sertões com a responsabilidade social. "Por onde passa, a competição realiza atividades voltadas à saúde, oferece cursos, promove oficinas ligadas à preservação do meio ambiente e cultura. São iniciativas que se alinham ao compromisso da Petrobras com a responsabilidade social", analisa Magalhães. A empresa também patrocina a equipe Petrobras/Lubrax, uma das favoritas ao título nas categorias carros e caminhões.

A Procter & Gamble, detentora da marca Gillette Desodorantes, adquiriu uma cota ouro do Rally dos Sertões para divulgar sua recém-lançada linha de produtos voltada para o público masculino. "A Gillette possui uma grande tradição em marketing esportivo. Foi no início de 1900 que a empresa, de forma visionária, percebeu o valor de conectar sua marca a esportistas e atletas campeões. Assim, há mais de 100 anos, a Gillette comunica-se com os seus consumidores criando uma conexão emocional, ao associar-se ao esporte", afirmou Carlos Souza, gerente de Marketing da Gillette Desodorantes.

Além das propriedades visuais, a Gillette Desodorantes também terá uma equipe, que deve ser um dos grandes nomes do Rally Internacional dos Sertões na categoria carros. Outra ação já confirmada acontecerá em Goiânia e será realizada em parceria com o Flamboyant Shopping Center. Cinco consumidores serão sorteados para dar uma volta no carro da equipe Gillette durante o Super Prime, na largada promocional da competição.

O Grupo Camargo Corrêa, um dos líderes do mercado brasileiro de construção civil, também será patrocinador ouro do evento. Além da comunicação visual durante o competição, a empresa também estampará sua marca na ação ambiental, que é um dos importantes pilares do Rally dos Sertões.

Para Marcos Moraes, diretor-executivo da Dunas Race, a presença das três empresas engrandece ainda mais a competição. "O apoio de importantes marcas como Gillette Desodorantes, Petrobras e Camargo Corrêa comprovam a grande visibilidade adquirida pelo Rally Internacional dos Sertões, que em 2010 chega a sua 18ª edição. A Petrobras já é um parceiro de longa data e agora contaremos também com o patrocínio da Gillette Desodorantes e Grupo Camargo Corrêa. Esta é a primeira participação destas duas grandes marcas. Espero que estas novas parcerias perdurem para que essas empresas possam continuar conosco nos próximos anos", afirmou.

Sobre o 18º Rally Internacional dos Sertões:

O 18º Rally dos Sertões é produzido pela Dunas Race e é a segunda maior competição do tipo cross country do mundo. Com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), a prova terá dez dias de duração, um percurso de 4.486 mil quilômetros, e vai cruzar seis Estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, de quatro regiões do Brasil. O número de competidores confirmados para este ano já superou a edição 2009, sendo 156 veículos - 10 caminhões, 56 carros, 74 motos e 15 quadris - totalizando 231 competidores inscritos.

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Andre Stepan/Maria Domingues
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

terça-feira, 20 de julho de 2010

Bicampeão, Guilherme Spinelli volta ao Rally dos Sertões


Spinelli e Haddad foram campeões da primeira etapa do Sertões Series deste ano
Foto: Gabriel Barbosa / Foto Arena


A bordo de um Mitsubishi Triton SR, vencedor das edições de 2003 e 2004 terá Youssef Haddad como navegador

Após dois anos inteiramente dedicados a competições no exterior, o piloto Guilherme Spinelli voltou às provas brasileiras em 2010 e agora se prepara para o maior desafio do calendário nacional na temporada: a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Bicampeão do evento (2003/04), Guiga competirá na equipe Old Boys e terá como parceiro o navegador Youssef Haddad.

Na primeira prova que competiram juntos, na abertura da temporada do Sertões Series, a dupla se sagrou campeã. "É muito bom voltar a correr o Rally dos Sertões, estou muito feliz por competir ao lado dos melhores pilotos e das melhores equipes do país. Foram nove anos participando do Sertões, que é um rali difícil, com belas paisagens, locais fantásticos e, é claro, com especiais duras e com bastante variação de terreno", disse Spinelli.

Spinelli correrá com um Mitsubishi Triton SR, carro adaptado para a disputa da prova. "A Triton RS é um veículo testado e aprovado para a Mitsubishi Cup, mas faremos algumas modificações para que ele possa se adequar ao tamanho e as especificações dos Sertões, que é o segundo maior rali off-road do mundo. Em função dessas variações passaremos a chamá-la de Triton SR", revelou Guiga, melhor brasileiro na última edição do Rally Dakar, principal prova fora de estrada do mundo.

"Vai ser importante correr com o Youssef, pois ele é um dos engenheiros que participou do desenvolvimento da Triton e certamente poderá ajudar muito no decorrer da prova, além de ser um excelente navegador", acrescentou o piloto.

A edição comemorativa de 18 anos do Rally Internacional dos Sertões terá 4.593 quilômetros de extensão, com 95% de percurso inédito e o recorde histórico de 54% do trajeto formado por trechos cronometrados. Este ano, a prova cruzará seis Estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - e quatro regiões do país.

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial


Guiga Spinelli disputará o Rally dos Sertões com um Mitsubishi Triton SR
Foto: Andre Chaco / Foto Arena


ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Eduardo Antonialli/Cleber Bernuci/Andre Stepan/Mariana Viegas/Leonardo Murgel
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br

Sander Rally Team conquistou troféu no Transcatarina




O piloto Bruno Sander e o navegador Cesar Milla encerraram o 2º Transcatarina e, como prometido, conquistaram um bom resultado e voltaram com um belo prêmio para casa


19 de julho de 2010 - A Sander Rally Team cumpriu a promessa e conquistou um troféu de segundo lugar no último dia da 2ª edição do Transcatarina - rali de regularidade que aconteceu entre 14 e 17 de julho, e percorreu aproximadamente 900 quilômetros por terras catarinenses.

A competição teve largada na cidade de Fraiburgo, e passou por São Cristóvão, Lages, Atalanta, Rio do Sul, Apiúna, com chegada em Balneário Camboriú. Participaram do evento 144 duplas - 34 na categoria Super Máster, 38 na Graduados, 19 na Jeep, 31 na Júnior e 22 na Turismo -, que viveram dias de frio extremo e chuva.

As 5ª e 6ª últimas etapas do Transcatarina tiveram cerca de 250 quilômetros, nos quais as equipes enfrentaram terreno liso e com bastante barro. "Para nós, este sábado foi de recuperação. Precisávamos a todo custo correr ‘atrás’ de um ótimo resultado para brigar por um troféu, e foi o que fizemos", contou o navegador Cesar Milla, destacando a performance do companheiro e piloto Bruno Sander. "Ele se superou. Partiu para o ‘tudo ou nada’ com a picape no ‘braço’. Foi bem trabalhoso, mas deu certo, fechamos o dia com um honroso segundo lugar", salientou.

De acordo com a equipe, o roteiro teve diversos laços, com navegação e pilotagem bem difíceis, e trechos de médias de velocidade altas dentro de uma pista de moto cross. "Também passamos por dentro de reflorestamento, com terreno liso, mas andamos na média estabelecida pela organização o tempo inteiro, mesmo nos setores com obstáculos mais críticos", destacou o piloto.

A Sander Rally Team foi até Santa Catarina buscar um troféu e não ficou sem ele. "Ao longo de toda a competição, enfrentamos um rali muito técnico, de alto nível de dificuldade e que exigiu bastante perícia de piloto e navegador. A organização da prova foi espetacular e souberam escolher os ‘péssimos’ terrenos, o que foi excelente", elogiou Sander.

O time retorna para a casa com o troféu de segundo lugar na quinta etapa, e o de sétimo lugar na Geral na categoria Júnior (com 31 duplas na disputa), que ajudarão a encher ainda mais a estante. "Cumprimos nosso dever. Se tudo der certo, estaremos de volta em 2011", prometeu o piloto, que agradeceu a Mit Car Minas pelo apoio mecânico, e a Road Tech pelas proteções inferiores. "Sem as quais não teríamos terminado o rali", completou.

A Sander Rally Team agora participará do Berohoka (www.berohoka.com.br) e está em busca de patrocinadores para dar sequência aos excelentes resultados que tem conquistado em 2010.

A Sander Rally Team é patrocinada por Sander Diagnósticos Endoscópicos. E tem apoio de Medical Produtos Médico-Hospitalares

Fotos: Mary Derosso






Liberdade de Ideias
2213-1190
Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
(11) 8308-7141

CREDENCIAMENTO / Rally Internacional dos Sertões




Prazo para a imprensa termina no dia 05 de agosto


Está aberto o credenciamento de imprensa para a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Para facilitar a logística durante o trajeto, o evento disponibiliza opções de pacote* de viagem para acompanhar a prova. Ao contrário do que acontece em outros grandes rallys, não será cobrada taxa de adesão ou de credenciamento para cobertura jornalística.

O credenciamento de imprensa é destinado única e exclusivamente aos profissionais com comprovada atuação editorial em veículos de comunicação, e atualmente em pleno exercício da função. Qualquer solicitação que não atenda essa exigência não será aprovada.

Fotógrafos interessados em realizar uma cobertura comercial, além da jornalística, negociando fotos com pilotos, equipes e empresas que não pertencem à área jornalística, deverão pagar a taxa de comercialização no valor de R$ 1.900,00 (mil e novecentos reais) para liberação do serviço. O credenciamento nestes casos deverá ser realizado diretamente com a Assessoria de Imprensa.

Já os fotógrafos e/ou cinegrafistas que desejam comercializar vídeos para pilotos, equipes e empresas, não receberão autorização/credenciamento para realizar este trabalho independente, pois a Dunas Race, organizadora do Rally Internacional dos Sertões, tem contrato de exclusividade com a WN Produções, que é a única detentora deste direito.

Nos demais casos, os pedidos deverão ser feitos pelo formulário, disponível no www.dunas.com.br, preenchido até o dia 05 de agosto. As respostas - positivas ou não - serão enviadas por e-mail, até três dias úteis após a solicitação, e levarão em consideração o número de lugares disponíveis. O credenciamento para o evento é diferenciado para os seguintes tipos de cobertura:

Imprensa Credenciada (para acompanhar os 10 dias de prova);
Imprensa Credenciada Local (para acompanhar apenas em uma cidade do roteiro).

Para os jornalistas que farão a cobertura da prova inteira e/ou da largada, as credenciais deverão ser retiradas entre 08 e 09/08, na Sala de Imprensa do evento, em Goiânia (GO), entre 10h00 e 17h00. As mesmas serão entregues somente aos próprios credenciados mediante apresentação de carteira funcional. Mais informações sobre a aprovação do pedido podem ser obtidas pelos telefones: (11) 3848-8671 / 72.

Para aqueles que farão a cobertura local - exceto largada - não existirá a necessidade de retirada de credencial. O preenchimento do formulário abaixo e a aprovação por e-mail da assessoria de imprensa darão condições para os jornalistas trabalharem.

* Pacotes de Hospedagem: Os interessados devem entrar em contato com a Havas Turismo para obter todas as informações. Por meio do telefone (21) 2430-1101 e dos e-mails carolina@havasbrazil.com.br, rachel@havasbrazil.com.br e vera@havasbrazil.com.br, as profissionais Carolina, Rachel e Vera estarão à disposição.

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Maria Domingues / Fabio Ometto / Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL