terça-feira, 25 de agosto de 2009

Niterói Rally Team lança projeto AGIR e garante boa classificação no Ibitipoca Off-Road

Ricardo Barra e Ronald Leis lançaram o Projeto AGIR no
Ibitipoca Off-Road


Ricardo Barra e Ronald Leis doam 30 mudas de árvores para a neutralização do carbono gerado pela equipe durante o evento, e na somatória dos dois dias de prova, conquistam a 6ª posição


24 de agosto de 2009 – O piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis deram um importante passo dentro do cenário off-road e um exemplo que deve ser seguido pelos praticantes de ralis de regularidade. No 20º Yamaha Ibitipoca Off-Road, realizado neste último final de semana, 22 e 23 de agosto, a dupla da Niterói Rally Team lançou o projeto AGIR, que desenvolverá ações sócio ambientais nas cidades em que competir.

Na questão ambiental, eles doarão mudas de árvores com o objetivo de neutralizar o carbono lançado no ar pelo veículo do time. Neste evento, Barra e Leis entregaram 30 mudas de ipê roxo e amarelo à RPPN Serra do Ibitipoca – Reserva Particular do Patrimônio Natural – situada no vilarejo de Conceição do Ibitipoca.

As mudas utilizadas são produzidas pelo projeto Sementinha, que faz a disseminação de conceitos sobre preservação ambiental para alunos carentes das escolas públicas do distrito de Xerém, RJ.

O proprietário da RPPN Serra do Ibitipoca, José Cândido, incentivou a equipe a continuar com essas atividades. "Tomara que a iniciativa da Niterói Rally Team se propague aos demais competidores, pois é importante ter pessoas que tenham consciência ambiental e contribuam para a preservação do meio ambiente”.

Para Barra e Leis, essa primeira fase do projeto AGIR foi muito bem sucedida. "Tivemos uma receptividade excelente. Entendemos que é fundamental enxergamos os ralis não somente como uma disputa esportiva, mas também como uma oportunidade de contribuir com ações sociais e ambientais aos locais que nos emprestam suas trilhas”, afirmou o piloto.


20 anos de Ibitipoca Off-Road


Tradicionalmente, o rali tem largada e chegada no município Juiz de Fora, com pernoite no místico vilarejo de Conceição do Ibitipoca, MG. Este roteiro, conhecido como um dos mais charmosos do circuito mineiro, atraiu 70 duplas – divididas nas categorias Super Máster, Máster, Sênior e Turismo –, que lutam pelo título da Copa Mineira de Rally 4x4. A competição foi válida pelas 4ª e 5ª etapas do campeonato.

Foram aproximadamente 363 quilômetros que atravessaram as localidades de Humaitá, Pirapetininga, Lima Duarte, Serrote, Mogol, Várzea do Santo Antonio, Rancharia, Laranjeiras e Monte Verde de Cima.

"A organização do Ibitipoca Off-Road cumpriu a promessa e fez um mix de todos os trechos que o evento percorreu ao longo desses anos de realização”, salientou o piloto, que destacou algumas dificuldades destes dois dias de corrida. "A região tem solo com terra firme, cascalho e erosões, o que proporciona pouca aderência dos carros, principalmente em curvas, o que pode facilitar a perda do controle da direção”, lembrou Leis.

Além disso, as médias de velocidade estavam altas, o que complicou a vida de pilotos e navegadores nos inúmeros balaios e alças existentes. "Para manter o tempo dentro desses setores tem que ter muita agilidade, pois é preciso realizar diversas manobras de curvas, que necessariamente requer a redução de velocidade”, contou Barra.

No domingo, uma forte neblina atrapalhou bastante a visibilidade do caminho, deixando os participantes praticamente sem identificação visual. Neste caso, coube ao navegador ter o hodômetro bem aferido e acertá-lo constantemente, pois sob esses aspectos, foi preciso confiar totalmente no equipamento. "A neblina prejudicou um pouco a performance, pois diminuímos nossa agressividade neste momento, exigindo uma mudança rápida de estratégia.’ Aliviamos o pé’ para não comprometer a segurança”, explicou o piloto.

A dupla, que ficou na 6ª posição na Geral do Ibitipoca Off-Road, empatou com 20 pontos com mais três equipes, sendo necessário utilizar o critério de desempate. "Em nosso primeiro ano na categoria mais competitiva da Copa Mineira, a Super Máster, terminar com o rali com a mesma pontuação que José Calixto e Marcelo Jucá, e Carlos Salvini e Fernando Montá Filho, e Arildo Sacramento e Rodnei Andrade (que inclusive esta última foi a campeã da categoria em 2008), é uma mostra que estamos evoluindo e atingindo um bom nível de competitividade. Temos aprendido muito, sobretudo, a ter mais concentração, melhor visão estratégica de prova e como se comportar em situações de médias justas com referências próximas e manobras curtas. Esta temporada está sendo bem interessante para nós”, concluiu satisfeito Barra.

Os vencedores do certame foram Wander de Almeida e Wagner de Paula, seguidos por Névio Andreola e Breno Resende, e Fernando Lage e Rafael Dal Bello, em segundo e terceiros lugares respectivamente.


Classificação Geral do Ibitipoca Off-Road


Super Máster

1º Wander de Almeida Filho e Wagner Antonio de Paula, 29 pontos
2º Névio Andreola e Breno Almeida Rezende, 28
3º Fernando Lage e Rafael Dal Bello, 26
4º José Calixto e Marcelo Jucá, 20
5º Carlos Salvini e Fernando Montá Filho, 20
6º Ricardo Barra e Ronald Leis, 20
7º Arildo Sacramento e Rodnei de Andrade, 20
8º José Fernando Galan e Luiz Eduardo Pereira, 17
9º Magno Aragão e Paulo Renato Ribeiro, 16
10º Dennis Galuppo e Eduardo Novais, 11


Máster

1º Mário Cesar de Landa e Antonio Cavalieri, 28
2º Eduardo Bonome e Andre de Melo Xavier, 28
3º Anderson Soares e Maria Soares, 24
4º Alcedir Nunes de Souza e Oswaldo Amorim, 23
5º Pedro Agrelle e Lobsang Max , 22
6º Anderson Magalhães e Andre Gurjão, 22
7º Gilberto Gonzalez e Flávio Bisi, 17
8º Ricardo Batista e Giovani Hostalacio, 17
9º Olney Lamas Jr. E Alexandre Gomes, 17
10º Leandro Almeida e Francisco Santos, 9


Turismo

1º Marcelo Pinheiro e Bernardo Gravina, 28
2º Fabiano Altomar e Ricardo Barbosa, 26
3º Jeferson Costa de Oliveira e André Luis da Fonseca, 25
4º Luiz Roberto Cordilha e Guilherme de Almeida, 25
5º Marcellus Rocha e Jean Paulo Kamil, 23
6º Marcelo Miana e Guilherme Deotti, 21
7º Bruno de Siqueira e Viviane Schneider, 19
8º Reinaldo Moreira e Lucas Moreira, 14
9º Eiton Sandes e Cleverson, 12
10º Rony Lage e Gabriel Fortes, 11



*Para obter mais fotos e informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br


A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava e Armco Staco

crédito das fotos: Aelson Neves;Rodrigo Leis

José Cândido, proprietário da RPPN Serra do Ibitipoca, recebeu

30 mudas de ipê

Na classificação Geral, a dupla conquistou a 6ª posição

com 20 pontos

José Cândido, proprietário da RPPN Serra do Ibitipoca, recebeu
30 mudas de ipê
Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Etapa de Pomerode pode definir alguns campeões.




Brasileiro de Rally de velocidade chega à sua fase decisiva em algumas categorias.
A cidade mais alemã do Brasil já respira velocidade, Pomerode fica a 150 kilometros da capital catarinense Florianópolis e está movimentada como se fosse cidade grande. A sexta etapa de uma série de oito do Brasileiro de Rally de Velocidade vai começar a definir as duplas que vão brigar pelo caneco da temporada.

Vinte e três duplas de todo o país vão percorrer 95 kilometros de trechos cronometrados, sendo 55 de deslocamentos, totalizando 150 kilometros em seis especiais bem técnicas e aprovada pela grande maioria dos pilotos.

A grande novidade nessa etapa vão ser as Pajeros Tr4, que disputam a Mitsubishi Cup e vão concorrer na etapa ao lado das maquinas que já disputaram o nacional da modalidade. Outro destaque fica por conta de uma dupla na categoria A6, o prefeito da cidade de Pomerode Paulo Pizzolatti vai ser o navegador do piloto local Elcio Lange.

Das quatro categorias em disputas, três podem definir os campeões, devido a problemas de saúde a dupla Milton e André Pagliosa não veio para Pomerode, caso Oswaldo Scheer e Gilvan Jablonski vencem a prova garantem por antecipação o título de 2009.

Na Categoria A6, os gaúchos Marcos e Roger Valandro podem levar o título para o Rio Grande do Sul com uma combinação de resultados, se vencerem o rally e a dupla catarinense Eduardo Scheer e Geferson Pavinato chegarem na quarta posição, a dupla gaúcha sai de Santa Catarina com a campeonato garantido.

Na N2 Light, caso complete a prova a dupla de Florianópolis Vicente Orige e Graziela Silva vai sair da região do vale do Itajaí com caneco da temporada.

A única categoria que a disputa está intensa é na categoria N3, quatro duplas brigam pelo título, o título deve ser decidido apenas na última etapa.

Classificação do Campeonato Brasileiro após cinco etapas

CATEGORIA N4
1) Oswaldo Scheer/Gilvan Jablonski – Mitsubishi Lancer – 43p
2) Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 32p
3) Leandro Brustolin/Daniel Cecconello – Mitsubishi Lancer – 20p

CATEGORIA N3
1) Luis Tedesco/Raphael Furtado – Fiat Palio – 36p
2) Juliano Sartori/Rafael Sartori - Ford Focus – 32p
3) Rafael Tulio/Cesar Valandro – Peugeot 206 – 31p
4) Mauricio Neves/Armando Miranda – GM Celta – 24p
5) Marcelo Mendes/Sidinei Broering – GM Celta – 23p

CATEGORIA N2 LIGHT
1) Vicente Orige/Graziela Silva – GM Celta – 36p
2) José Barros Neto/Emilia Abadia – GM Celta – 16p
3) Tiago Mocelin/Robson Giacomel – Fiat Palio – 16p

CATEGORIA A6
1) Marcos Valandro/Roger Valandro – VW Gol – 36p
2) Eduardo Scheer/Geferson Pavinatto – Renault Clio – 20,5p
3) Marcos Tokarski/Beatriz Gavieta – Peugeot 206 – 10p

VI ETAPA CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLYE DE VELOCIDADE/DE POMERODE-SC/ 2009 RELAÇÃO INSCRITOS

Categoria N4

1 2 OSVALDO SCHEER / GILVAN JABLONSKI SC/SC

2 14 PAULO NOBRE/EDU PAULA SP/SP

3 15 LEANDRO BRUSTOLIN/DANIEL CECONELLO RS/RS

Categoria N3

1 22 MARCELO MENDES/SIDINEI BROERING SC/SC

2 19 MAURICIO NEVES/ARMANDO MIRANDA PR/PR

3 8 LUIS TEDESCO/RAPHAEL FURTADO SC/SC

4 7 RAFAEL TULIO/CESAR VALANDRO PR/PR

5 11 JULIANO SARTORI/RAFAEL SARTORI RS/RS

Categoria A6

1 26 EDUARDO SCHEER/JEFERSON PAVINATO SC/SC

2 10 MARCOS CELESTINO/SERGIO TARCISIO PEREIR PR/PR

3 88 MARCOS VALANDRO/ROGER VALANDRO PR/PR

4 1 GILSON YOSHIMURA/SCHEILA YOSHIMURA SC/SC

5 67 RAFAEL ARNOLD/DIEGO MARCOLA SC/SC

6 54 ELCIO LANGE/PAULO PIZZOLATTI SC/SC

7 17 FABIANO BOTELHO/JOSE SERGIO BOTELHO SP/SP

8 73 LUIZ VILLAR/GERSON LANGE SC/SC

9 18 RAPHAEL TEIXEIRA/RAFAELA TRAPP SC/SC

Categoria N2 Light

1 43 VICENTE SILVA/GRAZIELA SILVA SC/SC

2 38 JOSIANE KOERICH/EMILIA ABADIA SP/SP

Categoria TR4

1 42 LUIZ CARLOS STIEVEN/MARCOS MAIA PASTEIN SC/SC

2 46 JULIANO GRUBER/TONY M. DE FARIA SC/SC

3 53 VITOR JOSE MUENCH/JORGE ADRIANO PETERS SC/SC

4 35 SVEN FISCHER/JOÃO LUIS STAL SC/SC



DIA 21 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

15:30 h............. Início do Shakedown (apenas carros de corrida e com indumentária completa). Local conforme deslocamento no livro de bordo.
16:30 h............ Término do Shakedown - alinhamento do último carro.

18:00 h............ Término do reconhecimento (ou levantamento) do roteiro da PROVA.

19:00 h..............Abre o parque fechado para largada promocional
........... Local – Rua Quinze de Novembro, 350, em frente a Confeitaria Torten Paradies.
19:30 h............ Fecha o parque fechado para largada promocional.

20:00 h............ Largada promocional – Pomerode – Rua Quinze de Novembro, 350, em frente a Confeitaria Torten Paradies.

DIA 22 DE AGOSTO – SÁBADO

09:20...............Largada do Primeiro Carro

SS1 – POMERODE 1.....................................12,64 Km
SS2 – FUNDESPORTE 1.............................. 19,39 Km

APOIO MECÂNICO 1 – 30 Minutos
REAGRUPAMENTO

SS3 – POMERODE 2.....................................12,64 Km
SS4 – FUNDESPORTE 2. ............................ 19,39 Km

APOIO MECÂNICO 2 – 30 Minutos
REAGRUPAMENTO

SS5 – IGREJINHA .........................................11,84 Km
SS6 – FUNDESPORTE 3.............................. 19,39 Km

15:00 h.............Chegada do primeiro carro no Parque Fechado Final –– término da prova.

15:30 h..............Largada do primeiro carro no Super Prime Promocional.

18:00 h............ Competição Típica da Região, com os competidores, equipes e convidados com premiação, no Parque de Eventos.

19:00 h.............Premiação e Jantar de Confraternização com os competidores, equipes e convidados.

Local - Parque de Eventos Pomerode.

A Vistoria Final será feita após a premiação – Local – Pátio do Parque de Eventos de Pomerode.



Fauesc – Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O piloto Ricardo Soares participará do Ibitipoca Off-Road de quadriciclo

Da esquerda para direita: Gustavo Noel, Ricardo Soares e Sérgio Delmont

Com o objetivo de conhecer novos desafios, Ricardo Soares encara os 363 quilômetros do Ibitipoca Off-Road a bordo de um Honda Fourtrax 4x4
20 de agosto de 2009 – "Estou sempre em busca de novas experiências para saber até onde vão os meus limites” , disse o piloto Ricardo Soares, da Itaipava Rally Team, que com essa proposta participará do 20º Yamaha Ibitipoca Off-Road com um quadriciclo. A competição acontece nos dias 22 e 23 de agosto, entre a cidade de Juiz de Fora e o vilarejo de Conceição do Ibitipoca, MG, e é aberta as categorias motos, quadriciclos, carros 4x4 e 4x2.

Soares contou que o convite partiu do amigo Gustavo Noel, proprietário da revenda Honda Pontal Motos. "Fui incentivado por ele a participar do evento com um quadriciclo Honda Fourtrax 420 cc 4x4, com o apoio logístico e mecânico na prova feito pela concessionária. A categoria e a navegação serão duas novidades para mim, pois até hoje, só pilotei carros”, completou. Soares competiu apenas uma vez nesta categoria, em uma prova realizada em Paty do Alferes, RJ.

E este será um grande desafio para o piloto, que terá pela frente aproximadamente 363 quilômetros – 185 quilômetros no sábado e 178 quilômetros no domingo. Segundo a organização do certame, o percurso compõe todos os tipos de obstáculos off-road, com trilhas bastante técnicas, que ordenarão muita atenção dos participantes.

"Uma característica do terreno da região é que ele se modifica conforme a passagem dos veículos. Vamos encontrar pedras, travessias de rios, serras e trechos de areia”, prevê Soares, que buscará ficar entre os cinco primeiros colocados. Competir de carro e quadriciclo são duas práticas totalmente distintas. "No quadriciclo, o preparo físico é muito mais exigido e intenso, e além de pilotar, tenho que exercer a função de navegar, algo que no automóvel é só acelerar, já que há um outro integrante que desempenha a navegação” explicou.

O local da largada e chegada do Ibitipoca Off-Road será no Independência Shopping, em Juiz de Fora. O roteiro abrangerá as localidades de Humaitá, Pirapetinga, Lima Duarte, Serrote, Mogol, Várzea do Santo Antônio e Conceição de Ibitipoca – local do pernoite. No dia seguinte, será feito o caminho de volta, passando por Rancharia, Laranjeiras, Mogol, Lima Duarte, Monte Verde de Cima, Pirapetinga, Humaitá e Juiz de Fora.

Mais fotos e informações sobre a Itaipava Rally Team, acesse o site www.itaipavarallyteam.com.br

Itaipava Rally Team tem patrocínio de Ricardo Soares Emagrecimento e Bacchetti Advogados


Informações à imprensa:

Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br Claudia Feio
Foto: Claudia Feio

Poços de Caldas recebe pela primeira vez a Mitsubishi Cup


Serão disputadas três provas de 26 quilômetros, no total de

78 quilômetros

No último final de semana de agosto, a cidade mineira sediará uma das maiores competições de rali do Brasil. Duplas de diversas regiões do País estão com "fome de velocidade” e prometem uma disputa bastante acirrada

20 de agosto de 2009 – Pilotos e navegadores amantes da terra e velocidade têm um encontro marcado no dia 29 de agosto, em Poços de Caldas, MG. Conhecida por possuir fontes e nascentes com poderes de cura, com águas minerais utilizadas em diversas terapias, a cidade mineira estreia no calendário da Mitsubishi Cup e recebe a 4ª etapa do campeonato 2009. Aproximadamente 70 equipes devem participar do evento, que é dividido nas categorias L200 Triton RS, L200 RS e TR4 R.

O certame acontecerá em um circuito com pouco mais de 26 quilômetros, levantado no Distrito Industrial, Rodovia do Contorno, km 21. Serão disputadas três provas, num total de 78 quilômetros percorridos em um piso predominante de cascalho, muito sinuoso, porém rápido, que exigirá técnica e habilidade dos pilotos. Curvas "negativas” e duas travessias de barragens de água serão grandes desafios propostos aos participantes.


No dia 25 de julho, a 3ª etapa da Mitsubishi Cup foi cancelada logo no início do rali, devido a forte chuva que caiu na região de Penha, SC. Por este motivo, as equipes estão ansiosas para voltar a acelerar, e as expectativas é que o público assista a um belo espetáculo dentro das pistas. "Como nunca corremos em Poços de Caldas, não sabemos o que esperar desta corrida. Mas espero que seja uma prova rápida, e que tenhamos sorte e perícia necessárias para brigarmos por um lugar no pódio” , declarou o piloto Julio Bonache, da Rondônia Racing.

E a ansiedade já toma conta dos off-roaders, que buscam informações sobre o tipo de terreno, para se prepararem melhor para a disputa. "A notícia que temos é que se trata de uma área montanhosa, com muitos cascalhos. É um chão bem diferente do que aceleramos nesta temporada. Por isso, na primeira bateria vamos ter cautela para não comprometer o resultado, e feito o nosso levantamento, pisaremos fundo no acelerador nas voltas seguintes”, comentou Humberto Ribeiro, navegador de Bonache.

As vistorias dos veículos começam na sexta-feira, dia 28 de agosto, no Parque José Affonso Junqueira, no centro do município, e o briefing entre organização e pilotos será às 19:00 horas, no Teatro Benigno Gaiga / Urca, localizado na Praça Getúlio Vargas. No sábado, a competição começa às 8:30 horas. A premiação está programada para às 17:00 horas, no Hotel Monreale, Av. Leonor F. Delgado, 3.033.


Para obter mais fotos e informações sobre a Rondônia Racing, acesse o site www.rondoniaracing.com.br


Rondônia Racing tem patrocínio do Governo de Rondônia e Quali Plásticos


Equipes se preparam para a grande disputa da Mitsubishi Cup

em Minas Gerais

Poços de Caldas recebe as emoções da Mitsubishi Cup nos dias

28 e 29 de agosto


Informações à imprensa:

Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
Crédito das fotos: Doni Castilho/Dfotos

Estância Velha recebe Rallye 4x4


4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rallye 4X4 será neste sábado
Para quem adora tirar o carro do asfalto e colocá-lo no interior das trilhas, está chegando mais uma oportunidade. É a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rallye 4x4, que será no próximo sábado (22), em Estância Velha. O município é conhecido pela exuberante paisagem, e será palco para emocionantes corridas em pistas cujo acesso é mais difícil.

Segundo o diretor da categoria 4X4, Tiago Poisl, apesar do clima de adrenalina presente nas recentes disputas, a 4ª etapa do Rallye será mais leve que as últimas três, em razão das frequentes chuvas e do grande número de veículos que circulam na região, o que vai exigir mais atenção dos motoristas. Com a prova mais tranquila e as trilhas menos sinuosas, os carros não sofrerão tanto e os participantes poderão até mesmo contemplar a beleza da região durante o percurso. O diretor da categoria comenta que as trilhas estão bem diferentes do que os organizadores imaginavam, com trechos mais planos que proporcionam mais velocidade.

- Nós esperamos que, com nosso trabalho intenso há algumas semanas, possamos proporcionar qualidade e segurança para os participantes na hora da prova. Ficamos satisfeitos também com a diversidade de regiões e terrenos durante as etapas. Cada etapa concluída é uma vitória para nós, em termos de campeonato – ressalta Tiago Poisl.

Segundo o diretor da categoria, a disputa desse ano iniciou no litoral, depois ocorreu na serra, na capital, e agora o local será um meio termo, com belas imagens e casas antigas, de origem alemã. Para ele, os locais bem ecléticos devem continuar fazendo parte da programação das competições.

Na categoria 4X4, Milton Dresch e Cezar dos Santos, do município de Estrela, venceram as últimas duas provas do Rallye e são os atuais líderes do campeonato. Já na categoria turismo, o posto mais almejado pelos competidores anda bem disputado e quase equilibrado. Os atuais líderes são pai e filho de Novo Haburgo, Ricardo e Diogo Kehl. Mas Flavio Saldanha e Alexandre Rech estão demonstrando que o pódio é concorrido, já que eles venceram a última etapa do campeonato.

A expectativa é de que 20 carros larguem na categoria 4x4. A saída será na praça central de Estância Velha, e os participantes irão percorrer 110km, passando pelos municípios de Ivoti, Lindolfo Collor e Portão. Além dos aficionados pela tração 4x4, os que correm com 4x2 também participarão da prova, competindo na 2ª etapa Copa Rallye Universitário CPR 40 Anos. As inscrições estão disponíveis através do site do CPR: www.cpr-rally.com.br.

Crédito das Fotos: Clarissa Caum


Marcelo Roxo Matusiak - Diretor
Rua Umbu, 168 / 301 - Passo da Areia
CEP 91350-100 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 9865.8868
playpress@playpress.com.br
www.playpress.com.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Shell anuncia parceria para 8º Rally Ecológico

8º Rally Ecológico será entre as cidades de Cuiabá e Poconé, MT

Evento passa a contar com o incentivo de umas das maiores empresas de combustíveis do mundo. O rali acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro, no Pantanal Matogrossense
19 de agosto de 2009 – A Shell do Brasil confirmou nesta terça-feira o apoio à 8ª edição do Rally Ecológico, que acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro, entre as cidades de Cuiabá e Poconé, no Pantanal matogrossense. Ao receber a confirmação da Shell, o diretor geral da LG Esportes – promotora do Rally Ecológico – Luiz Galvan, comemorou a nova parceria.

"A vinda de uma marca de credibilidade e peso como a Shell, valoriza muito o Rally Ecológico e aumenta a nossa responsabilidade”, disse Galvan. O Rally Ecológico ganhou esta nomenclatura, exatamente pela união de esporte, turismo, ações sociais e de preservação ambiental, que já resultou no plantio de 7 mil mudas de árvores e na distribuição de 5 toneladas de alimentos e materiais escolares à comunidades carentes nos últimos sete anos. A preservação ambiental sempre foi um constante ponto de atuação da Shell no País, que possui diversos programas de preservação.


O Rally Ecológico

A prova terá cerca de 600 quilômetros e as inscrições são limitadas em 90 motos e 90 carros. As equipes terão pela frente um terreno bastante perigoso. Na época da estiagem, as planícies da maior área alagada do mundo transformam-se radicalmente, e o que se observará será muita poeira. Na cheia, que alimenta a fauna local e dá nova vida a biodiversidade do Pantanal, os "corichos” (cipós rasteiros que não afundam) são uma armadilha.

Entre as plantas enraizadas no solo pantaneiro, por onde milhares de gado pastam e os cavalos tocam as boiadas, formam-se os "brocotozais” (buracos), por isso, qualquer descuido pode significar uma "plantada” (quando os carros têm as rodas travadas e chegam a encostar o motor no barro preto da região, que fica como uma cola durante a chuva).

Jacarés, capivaras, tuiuiús a parte, a aventura deste ano terá um clima mais aconchegante. É que o pernoite dos competidores acontecerá numa das fazendas mais bonitas do Pantanal. Todos ficarão acampados, lado a lado, num gramado, sob enormes mangueiras e cajueiros. A festa do fim da primeira etapa é uma surpresa guardada pelos organizadores.

O 8º Rally Ecológico 2009 é uma realização da LG Esportes e Sportsmotor Clube de Automobilismo, com o patrocínio da Toyota, Grupo Canopus, Shell do Brasil, Gráfica Print, CAV. Apoio do Governo de Mato Grosso, Seel, Sedtur, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Seminfe, Secretaria de Esportes de Cuiabá, Empaer, Grupo Unisul, Tauro Motors/Mitsubishi, Dataplus Informática. Supervisão da CBA, CBM, Femtau e FMMT

Evento já plantou mais de 7 mil mudas de árvores e distribui
5 ton. de alimentos

Acampamento das equipes no Pantanal


Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
Fotos: Chico Ferreira

Niterói Rally Team lança projeto AGIR no Ibitipoca Off-Road

Projeto AGIR visa neutralizar o carbono lançado pelo veículo
durante as provas


O objetivo é promover ações de responsabilidade sócio ambientais, tais como a compensação do volume de dióxido de carbono (CO2) emitidos na natureza durante as competições e cooperar para a preservação do meio ambiente
19 de agosto de 2009 – Depois do sucesso das ações sociais desenvolvidas pela Niterói Rally Team, o piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis deram mais um passo pensando no futuro do planeta. A equipe inaugurará durante o Ibitipoca Off-Road – competição que acontece neste próximo final de semana, 22 e 23 de agosto –, o projeto AGIR, uma iniciativa sócio ambiental que visa a neutralização do carbono lançado no ar pelo veículo da equipe durante as competições.

O gás carbônico sempre esteve presente na atmosfera, mas o problema é que o excesso deste gás forma uma espécie de barreira que impede a saída do calor da Terra, o que tem causado graves mudanças climáticas. O plantio de espécies vegetais é uma forma de se combater este desequilíbrio, pois as árvores são os únicos seres capazes de consumir o CO2 da atmosfera, por conta da fotossíntese.

"Não é justo usufruirmos da natureza para um evento esportivo, e não compensar o meio ambiente por este uso. Para reverter essa situação, a partir dessa etapa, começaremos a doar/plantar mudas de árvores nos locais que sediarem as provas que participarmos”, declarou consciente Barra. O Ibitipoca Off-Road acontecerá entre as cidades de Juiz de Fora e Conceição do Ibitipoca, com aproximadamente 363 quilômetros de muitas disputas.

Barra e Leis plantarão mudas de ipê roxo e amarelo na RPPN Serra do Ibitipoca – Reserva Particular do Patrimônio Natural. Localizada junto o hotel Serra do Ibitipoca, situado no vilarejo de Conceição do Ibitipoca – pernoite do rali –, a reserva foi reconhecida pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas (autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, que administra as unidades de conservação estaduais, áreas de proteção ambiental destinadas à conservação e preservação em todo o estado). A criação da Reserva foi uma iniciativa voluntária do proprietário do lugar, o que merece o apoio e a parceria do projeto AGIR.

Porém, a ação da Niterói Rally Team também está conciliada a uma iniciativa de cunho social. As mudas a serem utilizadas no projeto AGIR serão produzidas por uma entidade social que recebe o apoio da equipe, trata-se do projeto Sementinha, de responsabilidade da Associação Rural de Duque de Caxias – ARDUC –, que cultiva mudas de árvores nativas e frutíferas presentes na Mata Atlântica.

Com a disseminação de conceitos sobre preservação ambiental, 12 alunos das escolas públicas do distrito de Xerém, RJ, participam do trabalho, criando assim uma consciência ecológica que pretende melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. As crianças recebem aulas teóricas e práticas semanalmente, com a supervisão da UNIGRANRIO. No ano de 2008, foram distribuídas cerca de 5 mil mudas.

"Nossa ação estimula um trabalho para o meio ambiente e também valoriza as atividades desenvolvidas pelas crianças do Projeto Sementinha, que tem o objetivo de instrumentar crianças carentes com os conhecimentos básicos de práticas agrícolas, visando futuramente sua inserção no mercado de trabalho. Acreditamos ser muito importante esta conjunção de ideias e atitudes, e apostamos neste tipo de parceria”, encerrou o piloto.

Para obter mais informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br

A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava e Armco Staco

Niterói Rally Team utilizará as mudas produzidas pelo Projeto

Sementinha

Projeto Sementinha é responsabilidade da Associação Rural

de Duque de Caxias, RJ

Ricardo Barra e Ronald Leis lançam o Projeto AGIR, de ações
sócios ambientais
Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
crédito das Fotos: Doni Castilho/Dfotos e Projeto Sementinha

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Niterói Rally Team aguarda ansiosamente pelos desafios do Ibitipoca Off-Road

Prova terá trilhas bastante técnicas e terrenos com diversos
tipos obstáculos

Equipe participará pela quinta vez de uma das provas mais charmosas e competitivas do Sudeste brasileiro. O evento valerá pelas 4ª e 5ª etapas da Copa Mineira de Rally 4x4
17 de agosto de 2009 – Neste segundo semestre de 2009, a Niterói Rally Team está com a agenda cheia. O piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis assumiram o compromisso de disputarem os títulos da Copa Troller, Copa Mineira de Rally 4x4, e claro, do Brasileiro Off-Road de Regularidade. E a partir de agora, essas provas começam a "pegar fogo”!

No próximo final de semana, 22 e 23 de agosto, a dupla segue para Juiz de Fora, MG, onde acontecerá o 20º Yamaha Ibitipoca Off-Road, que neste ano entra para o calendário da Copa Mineira, valendo pelas 4ª e 5ª etapas. Tradicionalmente, o pernoite é no místico lugarejo de Conceição do Ibitipoca – destaque deste roteiro que dá um charme especial ao certame.

"Vamos concentrados em perder o menor número de pontos, pois temos adversários muito fortes e, neste ambiente, um pequeno deslize pode ser fatal para as nossas pretensões dentro do rali. Como toda prova de dois dias, poupar o carro será essencial para buscarmos um bom resultado”, comentou Barra.

O Ibitipoca Off-Road terá aproximadamente 363 quilômetros, com trilhas bastante técnicas e terrenos com diversos tipos de obstáculos. Exigirá bom condicionamento físico dos participantes e, certamente, provocará desgaste nos equipamentos. Fazem parte do percurso as regiões de Humaitá, Pirapetininga, Lima Duarte, Serrote, Mogol, Várzea do Santo Antonio, Rancharia, Laranjeiras e Monte Verde de Cima.

"Precisamos ficar entre os três primeiros colocados para continuarmos na luta pelo título. Tendo em vista que este ano estreamos na categoria Super Máster, é natural que estejamos atravessando um período de adaptação neste novo cenário, portanto, a experiência adquirida será de suma importância para o nosso desempenho nas próximas temporadas”, analisou Barra. O time é o atual campeão da Copa Mineira na Máster, e por conta dessa conquista, foi promovido para a categoria de ponta, conforme o regulamento da competição.

O ponto de encontro desses aventureiros será no estacionamento do Independência Shopping, de onde, às 9:00 horas do sábado, 22, será dada a largada para Ibitipoca Off-Road rumo a Conceição do Ibitipoca. No domingo, 23, os off-roaders retornam para Juiz de Fora, com encerramento no mesmo local da partida.


Para obter mais fotos e informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br

A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava e Armco Staco

Barra e Leis precisam terminar o Ibitipoca entre os três

primeiros colocados

Neste final de semana, a Niterói Rally Team disputará o
Ibitipoca Off-Road

Informações à imprensa:

Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br Doni Castilho/Dfotos
Fotos:Doni Castilho/Dfotos; Lauro Chericoni Neto/Dfotos; Isis Moretti/Dfotos

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Organização do Carioca Off-Road já prepara grande evento para etapa de Niterói

A expectativa é que 150 duplas participem do Carioca Off-Road




Faltam apenas duas etapas para os campeões cariocas de rali de regularidade de 2009 serem conhecidos

04 de agosto de 2009 – O Carioca Off-Road entra na reta final da temporada 2009, e para a penúltima etapa, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, a organização do evento prepara uma grande festa para os competidores e público. O diretor de prova, Cristiano Serpa, está empenhado em proporcionar uma competição que faça um mix dos ralis realizados nos anos anteriores, e que tenha dois cenários distintos: serra e praia.

Novas parcerias foram fechadas para essa 6ª etapa, agregando em saldos positivos à competição. A chegada do certame já está definida; será na Praia de Charitas, em frente a baia de Guanabara, com uma bela estrutura para receber os participantes.

Devido ao sucesso que o Carioca Off-Road tem obtido com as categorias de base e ao constante crescimento do grid, o navegador Bruno Mega foi convidado para ministrar cursos de navegação. Em breve, o calendário será divulgado com a programação das aulas.

Os interessados podem entrar em contato diretamente com Mega através do email bruno.mega@gmail.com, ou com o Carioca Off-Road pelo email pezinhojf@gmail.com.

Para a etapa de Niterói, além das categorias oficiais do campeonato – Graduados, Turismo e Turismo Ligth –, haverá a inclusão da Velhos Guerreiros e Expedition. As inscrições estão abertas nos sites www.cariocaoffroad.com.br ou www.prorallyrio.com.br.

O Campeonato Carioca tem supervisão da Livre Brasil – Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil. Tem patrocínios de: SP Imports, Ipiranga Lubrificantes e AnaAnatur Transportes. Apoio: CDE – Comissão de Desportos do Exército –, Liberdade de Ideias - Assessoria de Imprensa, Prefeitura Municipal de Niterói, CCR Ponte e Validarte. Divulgação: Revista 4x4&Cia

Próxima etapa do Carioca Off-Road acontecerá em Niterói, RJ



Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br Rafael Macedo
Fotos de Rafael Macedo




VOLTAR À PÁGINA INICIAL