domingo, 7 de março de 2010

Em Curitiba, baiano marca seus primeiros pontos no IRC


Furo na primeira especial obrigou Oliveira a andar sem pneu boa parte da prova
Foto: José Mário Dias


Apesar do pneu furado na primeira especial deste sábado e da pista castigada pelas chuvas, Oliveira conquistou a sétima posição e dois pontos no campeonato

Confirmando sua previsão de que teria um sábado nada fácil neste último dia de competições do Rally Internacional de Curitiba, o piloto brasileiro Daniel Oliveira, da equipe GDK/Stohl Racing, enfrentou um problema muito maior e além dos esperados pelas condições da pista e do mau tempo.

A programação para a prova disputada neste fim de semana (5 e 6 de março) e válida como a segunda etapa do Intercontinental Rally Challenge 2010 (IRC) também teve de ser alterada, em consequência das fortes chuvas que atingiram a capital paranaense na madrugada deste sábado, provocando o cancelamento de três de suas oito especiais.

O dia difícil para a dupla formada por Daniel Oliveira e o navegador francês Dennis Giraudet teve início com um pneu furado logo na primeira especial, na estrada de Bocaiúva.

Apostando que a perda de pressão na roda dianteira esquerda não o impediria de chegar até o final, Daniel optou por não trocar o pneu, preferindo fazê-lo na volta ao box, antes das especiais da tarde. A decisão, contudo, não se mostrou a mais indicada para aquele momento. A rápida baixa da pressão fez com que a borracha se dechapasse por completo, obrigando Oliveira percorrer boa parte da prova com a roda em contato direto com o piso. Por causa da significativa queda no desempenho, a dupla da GDK/Stohl Racing caiu da sexta para a oitava posição na classificação geral da prova, sendo ultrapassado pelos Mitsubishi Lancer Evo de Eduardo Peredo/Claudio Bustos, da Bolívia, e de Eduardo Scheer/Geferson Pavinatto, do Brasil.

Com o cancelamento de três especiais em conseqüência das chuvas, ficou mais difícil para a dupla Oliveira/Giraudet recuperar o tempo perdido. Mesmo assim, eles conseguiram um bom desempenho nas duas especiais remanescentes na tarde e subiram uma posição, terminando o Rally Internacional de Curitiba no sétimo lugar, resultando em seus primeiros dois pontos no campeonato.

"O período da manhã foi bem difícil, por causa do pneu furado e de todos os problemas que vieram depois. E aí, à tarde, mesmo com o pneu novo, não tinha muito o que fazer. Mantive o ritmo que consegui impor ontem (5) e recuperei pelo menos uma posição. Estou muito feliz por marcar meus primeiros pontos em um campeonato de nível mundial", comemorou o piloto de 24 anos.

Em relação à experiência de ter corrido pela primeira vez em Curitiba, Daniel faz uma avaliação positiva de sua participação. "Foi um fim de semana de muito aprendizado, já que nunca havia corrido aqui e as especiais de hoje misturavam trechos de alta velocidade, mas estreitos e sem muita margem para erros, com curvas bem travadas", analisou. "Ainda estou pegando a mão do carro. Esta foi a primeira vez que andei com ele na terra e ainda estou me adaptando às suas reações. Apesar dos 300 cavalos de potência, esse motor tem pouco torque em baixas rotações, então você precisar manter o giro lá em cima para poder reacelerar rápido nas saídas de curvas. E isso exige bastante trabalho ao volante", justificou o piloto da GDK/Stohl Racing.

Muita chuva
O percurso planejado para o sábado (6) teve de ser alterado, em função das más condições do tempo, incluindo o temporal que se abateu entre as 22 hs de sexta-feira e 4 hs de sábado na região metropolitana de Curitiba. Por causa da chuva intensa, os níveis dos rios que circundam a capital paranaense subiram de forma repentina e inesperada, o que levou à abertura das comportas da barragem do Rio Pesqueiro. A liberação da água provocou o alagamento das margens abaixo da represa, por onde passavam as especiais 9 e 12, e que por conta disso tiveram de ser canceladas pela organização do IRC.

O temporal também comprometeu a circuito de terra construído especialmente para a disputa do Super Prime, último trecho cronometrado previsto para o Rally de Curitiba. Como conseqüência, a especial foi transformada em um evento de exibição com a participação de todos os carros, não valendo pontos para a prova.

Resultado final do Rally Internacional de Curitiba 2010:
1º) Kris Meeke/Paul Nagle (GB) 1h42min45s40
2º) Guy Wilks/Philip Pugh (GB) 1h43min32s10
3º) Juho Hanninen/Mikko Markkula (FIN) 1h44min05s60
4º) Jan Kopecky/Petr Stary (RCH) 1h44min34s70
5º) Bruno Magalhaes/Carlos Magalhães (POR) 1h46min50s90
6º) Eduardo Scheer/Geferson Pavinatto (BRA) 1h56min45s80
7º) Daniel Oliveira/Dennis Giraudet (BRA/FRA) 1h57min27s20
8º) Juan San Martin/Martin Villete (URU) 2h06min28s00
9º) Luciano Fleck/Kana Ribiero (BRA) 2h09min47s70
10º) Ulysses Bertholdo/Eduardo Soneca (BRA) 2h06min28s00

Classificação do Campeonato após duas etapas:
1º) Juho Hanninen 14
2º) Guy Wilks (GB) 11
3º) Mikko Hirvonen (FIN) e Kris Meeke (GB) 10
5º) Jan Kopecky (RCH) 09
6º) Bruno Magalhaes (POR) e Nicolas Vouilloz (FRA) 06
8º) Stéphane Sarrazin (FRA) 05
9º) Eduardo Scheer (BRA) 03
10º) Daniel Oliveira (BRA) 02


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