sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Transparaná termina embaixo de muita chuva

Ricardo Barra e Ronald Leis comemoram a chegada de mais um Transparaná
Foto: Maria Isabel Ritzmann


Depois de cinco dias de prova, o 16º Transparaná chegou a cidade de Piraquara, PR. Bastante satisfeitas, as equipes teceram elogios ao evento


29 de janeiro de 2010 - Foi embaixo de muita chuva que se encerrou mais uma edição do raid Transparaná. A caravana da 16ª edição do maior raid do País chegou nesta tarde à cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, PR. A disputa, que largou no dia 25 de janeiro de Guaíra, contou com um grid de 76 equipes, divididas nas categorias Máster, Sênior, Jeep, Júnior e Turismo.

Foram cinco dias de provas e aproximadamente 1.370 quilômetros, e destes, boa parte percorrido sob chuva. Porém, nem sempre o mau tempo é recebido como algo ruim, pelo contrário. No Transparaná, os competidores comemoraram a chuva, pois ela apimentou ainda mais o certame, aumentando a adrenalina dos participantes. É aquele ditado já conhecido pela tribo fora-de-estrada: "Quanto pior, melhor"!

De acordo com o piloto Ricardo Barra, que compete ao lado do navegador Ronald Leis, a 9ª e penúltima etapa (disputada no período da manhã) foi realizada com céu encoberto, piso escorregadio e bastante lama, demandando habilidade dos pilotos ao volante, e perspicácia dos navegadores para acertar o hodômetro e não errar na leitura da planilha.

Já a 10ª e última etapa, foi inteiramente realizada com chuva. "Como o terreno tinha muito pedregulho, a chuva não o alterou drasticamente, permanecendo em condições normais de tráfego, por isso, a organização não precisou intervir no andamento da raid", comentou Barra, que completou. "Chegamos em Piraquara com uma chuva forte".

Problemas de ordem mecânica tiraram da dupla as chances de brigarem pelo título do Transparaná 2010. Um pneu furado na 4ª etapa acarretou em uma perda de tempo irreparável. "A sorte não esteve conosco em alguns momentos. Mas estamos satisfeitos com nosso desempenho, pois tivemos uma grande evolução, e nossa vinda para cá foi bem proveitosa", declarou Leis.

Para o time, terminar o Transparaná com o carro em perfeitas condições já é uma vitória. "Trata-se de uma prova longa e exaustiva. Exigi-se demais da parte técnica, emocional e física de pilotos e navegadores. Temos poucas horas de sono e toda a nossa energia é sugada durante a competição. Chegar até o fim é um mérito inquestionável", salientou Barra.

Na opinião de Barra, o Transparaná é considerado a maior prova do gênero do Brasil, não somente pela alta quilometragem que cruza o estado paranaense, mas também pela quantidade e qualidade técnica do grid. "A competição deixou de ser regional para tornar-se um evento esportivo de âmbito nacional, devido ao seu charme e competitividade. Acreditamos que participar do Transparaná, é iniciar 2010 em grande estilo. A dedicação e o esforço do Jeep Clube de Curitiba na organização é digna de todos os elogios", encerrou o piloto.

*Para obter mais fotos e informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br


A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava e TNT Energy Drink

Depois de cinco dias e 1.370 km percorridos, terminou o Transparaná 2010
Foto: Paulo Valente

16º Transparaná chegou a cidade de Piraquara, PR, embaixo de muita chuva
Foto: Paulo Valente



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