Foto: João Pires
Pioneiro na utilização do etanol no maior rali do mundo participou de reunião com representantes da prova na última quarta-feira (26) em São Paulo
A ASO, empresa responsável pela organização do Rally Dakar, está realizando uma série de encontros com competidores, equipes e imprensa, chamados de Dakar World Tour. No Brasil, a reunião com aconteceu na última quarta-feira (26), em São Paulo.
Durante o encontro foram apresentadas informações sobre a próxima edição do maior rali do mundo, que pela terceira vez consecutiva será disputado na América do Sul, entre os dias 1º e 16 de janeiro de 2011, com largada e chegada em Buenos Aires.
Vários competidores estiveram no encontro, como grandes nomes do off-road nacional, exemplos de Klever Kolberg, Guilherme Spinelli, Mauricio Neves, os irmãos André e Jean Azevedo, entre outros.
"Esta é a segunda vez que o Brasil é incluído entre os países visitados pela ASO. O diretor esportivo do Dakar, o francês David Castera, esteve presente, mostrou as novidades da próxima edição, tanto do percurso como as mudanças de regulamento. O que, de certa forma, já havíamos sido avisados", apontou Kolberg, que acredita em um enfraquecimento da presença dos europeus na próxima edição.
"Com esta crise financeira que se instalou por lá, eu acho que algumas equipes européias terão dificuldades em disputar o Dakar no ano que vem. E na edição passada, os competidores de países da América do Sul tiveram muitos problemas logísticos, coisa que os europeus não sofreram por terem trazido os equipamentos de navio", lembrou. "Acho que este é o momento de nos unirmos e cobrarmos ações da organização que dificultem um pouco menos o nosso trabalho, porque a presença de equipes da Europa não será tão maciça como foi em 2010", afirmou Kolberg, citando exemplos.
"Alguns pontos do regulamento estão completamente fora da realidade. A exigência de que as equipes de apoio usem somente caminhões de apoio com tração 4x4 é uma delas. Este tipo de veículo não existe no Brasil. E mesmo com as equipes possuindo um equipamento de tração 4x2, não podemos usá-lo e acabamos obrigados a gastar mais para alugar o que o regulamento determina. Quando rali era na África, isso era plausível porque não havia estradas asfaltadas. Há três anos isso deixou de ser o caso", comentou.
Para Klever Kolberg está foi também uma oportunidade importante de conversar com os organizadores da prova sobre as mudanças que o piloto está sugerindo para atrair mais competidores para a categoria Experimental, destinada aos veículos que utilizam energia limpa, como o Mitsubishi Pajero Sport Flex que o piloto utilizou na edição de 2010, o primeiro carro do mundo a competir no Dakar utilizando etanol de cana de açúcar como combustível.
Veja as etapas do Rally Dakar 2011:
01/01- Buenos Aires / Victoria
02/01- Victoria / Córdoba
03/01- Córdoba / San Miguel de Tucumán
04/01- San Miguel de Tucumán / San Salvador de Jujuy
05/01- San Salvador de Jujuy / Calama - Chile
06/01- Calama / Iquique
07/01- Iquique / Arica
08/01- Dia de descanso em Arica
09/01- Arica / Antofagasta
10/01- Antofagasta / Copiapó
11/01- Copiapó / Copiapó
12/01- Copiapo / Fiambalá - Argentina
13/01- Fiambalá / San Juan
14/01- San Juan / Córdoba
15/01- Córdoba / Buenos Aires
16/01 - Pódio de chegada em Buenos Aires
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci/André Stepan
11. 7860.8917
11. 7283.3715
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br
Durante o encontro foram apresentadas informações sobre a próxima edição do maior rali do mundo, que pela terceira vez consecutiva será disputado na América do Sul, entre os dias 1º e 16 de janeiro de 2011, com largada e chegada em Buenos Aires.
Vários competidores estiveram no encontro, como grandes nomes do off-road nacional, exemplos de Klever Kolberg, Guilherme Spinelli, Mauricio Neves, os irmãos André e Jean Azevedo, entre outros.
"Esta é a segunda vez que o Brasil é incluído entre os países visitados pela ASO. O diretor esportivo do Dakar, o francês David Castera, esteve presente, mostrou as novidades da próxima edição, tanto do percurso como as mudanças de regulamento. O que, de certa forma, já havíamos sido avisados", apontou Kolberg, que acredita em um enfraquecimento da presença dos europeus na próxima edição.
"Com esta crise financeira que se instalou por lá, eu acho que algumas equipes européias terão dificuldades em disputar o Dakar no ano que vem. E na edição passada, os competidores de países da América do Sul tiveram muitos problemas logísticos, coisa que os europeus não sofreram por terem trazido os equipamentos de navio", lembrou. "Acho que este é o momento de nos unirmos e cobrarmos ações da organização que dificultem um pouco menos o nosso trabalho, porque a presença de equipes da Europa não será tão maciça como foi em 2010", afirmou Kolberg, citando exemplos.
"Alguns pontos do regulamento estão completamente fora da realidade. A exigência de que as equipes de apoio usem somente caminhões de apoio com tração 4x4 é uma delas. Este tipo de veículo não existe no Brasil. E mesmo com as equipes possuindo um equipamento de tração 4x2, não podemos usá-lo e acabamos obrigados a gastar mais para alugar o que o regulamento determina. Quando rali era na África, isso era plausível porque não havia estradas asfaltadas. Há três anos isso deixou de ser o caso", comentou.
Para Klever Kolberg está foi também uma oportunidade importante de conversar com os organizadores da prova sobre as mudanças que o piloto está sugerindo para atrair mais competidores para a categoria Experimental, destinada aos veículos que utilizam energia limpa, como o Mitsubishi Pajero Sport Flex que o piloto utilizou na edição de 2010, o primeiro carro do mundo a competir no Dakar utilizando etanol de cana de açúcar como combustível.
Veja as etapas do Rally Dakar 2011:
01/01- Buenos Aires / Victoria
02/01- Victoria / Córdoba
03/01- Córdoba / San Miguel de Tucumán
04/01- San Miguel de Tucumán / San Salvador de Jujuy
05/01- San Salvador de Jujuy / Calama - Chile
06/01- Calama / Iquique
07/01- Iquique / Arica
08/01- Dia de descanso em Arica
09/01- Arica / Antofagasta
10/01- Antofagasta / Copiapó
11/01- Copiapó / Copiapó
12/01- Copiapo / Fiambalá - Argentina
13/01- Fiambalá / San Juan
14/01- San Juan / Córdoba
15/01- Córdoba / Buenos Aires
16/01 - Pódio de chegada em Buenos Aires
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci/André Stepan
11. 7860.8917
11. 7283.3715
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário