ASO, empresa responsável pela organização do Rally Dakar, divulgou o roteiro da próxima edição do evento, que pelo terceiro ano consecutivo acontecerá na América do Sul
Pela terceira vez seguida cruzando os territórios da Argentina e do Chile, a ASO (Amaury Sports Organization) , empresa responsável pela organização do Rally Dakar, vai ampliar sua atenção para a preservação do meio-ambiente. A parceria entre as equipes do rali e diversos órgãos encarregados nas questões ambientais tem sido continuamente realizada em todas as fases de preparação para o Dakar 2011.
"As rotas estão sendo selecionadas, evitando a passagem por áreas ambientalmente mais sensíveis. Além disso, visando a preocupação com o efeito estufa, uma nova avaliação do rastro do carbono foi encomendada, a fim de determinar o nível de emissão de gases", destacou Klever Kolberg, que na edição passada inovou no mais exigente e perigoso rali do planeta ao ser o primeiro competidor da história do evento a utilizar-se de um veículo movido a etanol.
Seguindo a tradição, a prova terá um percurso diferente do anteriores. A largada acontece no dia 1º. de janeiro de 2011 em Buenos Aires, rumo a Córdoba mas então mas seguindo rumo norte no território Argentino até San Salvador de Jujuy, quando acontece a travessia da Cordilheira dos Andes, e Calama será a primeira base do rally no Chile.
A caravana continua rumo norte, subindo até Arica, próxima as fronteiras do Chile com o Peru e Bolívia. O Deserto do Atacama será o cenário principal das dificuldades, mas na volta à Argentina os competidores enfrentam novamente as dunas e areias finas de Fiambalá, região que sediou as etapas mais difíceis das duas edições anteriores e deixou muitos competidores pelo caminho.
"Teremos trechos inéditos, muita altitude, calor e grandes distâncias. Com certeza será um rali muito duro, exigindo muito das máquinas, dos pilotos e equipes. O melhor é estar bem preparado.", disse Klever.
Além disso, segundo Kolberg, a definição adiantada do local e do roteiro facilita a preparação. "Teremos muito mais tempo para trabalhar no carro, para treinar, fazer testes, e também negociar com potenciais empresas interessadas em patrocinar a nossa equipe, que foi a primeira do mundo a correr o Dakar com um carro movido a etanol de cana de açúcar", destacou o piloto.
Veja as etapas do Rally Dakar 2011:
01/01- Buenos Aires / Victoria
02/01- Victoria / Córdoba
03/01- Córdoba / San Miguel de Tucumán
04/01- San Miguel de Tucumán / San Salvador de Jujuy
05/01- San Salvador de Jujuy / Calama - Chile
06/01- Calama / Iquique
07/01- Iquique / Arica
08/01- Dia de descanso em Arica
09/01- Arica / Antofagasta
10/01- Antofagasta / Copiapó
11/01- Copiapó / Copiapó
12/01- Copiapo / Fiambalá - Argentina
13/01- Fiambalá / San Juan
14/01- San Juan / Córdoba
15/01- Córdoba / Buenos Aires
16/01 - Pódio de chegada em Buenos Aires
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e competiu pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007. Em 2010, foi novamente pioneiro no rali mais perigoso do planeta ao disputar o Dakar com um carro movido a etanol.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
Foto: Doni Castilho
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci/Fabio Ometto
11. 7860.8917
11. 7283.3715
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br
"As rotas estão sendo selecionadas, evitando a passagem por áreas ambientalmente mais sensíveis. Além disso, visando a preocupação com o efeito estufa, uma nova avaliação do rastro do carbono foi encomendada, a fim de determinar o nível de emissão de gases", destacou Klever Kolberg, que na edição passada inovou no mais exigente e perigoso rali do planeta ao ser o primeiro competidor da história do evento a utilizar-se de um veículo movido a etanol.
Seguindo a tradição, a prova terá um percurso diferente do anteriores. A largada acontece no dia 1º. de janeiro de 2011 em Buenos Aires, rumo a Córdoba mas então mas seguindo rumo norte no território Argentino até San Salvador de Jujuy, quando acontece a travessia da Cordilheira dos Andes, e Calama será a primeira base do rally no Chile.
A caravana continua rumo norte, subindo até Arica, próxima as fronteiras do Chile com o Peru e Bolívia. O Deserto do Atacama será o cenário principal das dificuldades, mas na volta à Argentina os competidores enfrentam novamente as dunas e areias finas de Fiambalá, região que sediou as etapas mais difíceis das duas edições anteriores e deixou muitos competidores pelo caminho.
"Teremos trechos inéditos, muita altitude, calor e grandes distâncias. Com certeza será um rali muito duro, exigindo muito das máquinas, dos pilotos e equipes. O melhor é estar bem preparado.", disse Klever.
Além disso, segundo Kolberg, a definição adiantada do local e do roteiro facilita a preparação. "Teremos muito mais tempo para trabalhar no carro, para treinar, fazer testes, e também negociar com potenciais empresas interessadas em patrocinar a nossa equipe, que foi a primeira do mundo a correr o Dakar com um carro movido a etanol de cana de açúcar", destacou o piloto.
Veja as etapas do Rally Dakar 2011:
01/01- Buenos Aires / Victoria
02/01- Victoria / Córdoba
03/01- Córdoba / San Miguel de Tucumán
04/01- San Miguel de Tucumán / San Salvador de Jujuy
05/01- San Salvador de Jujuy / Calama - Chile
06/01- Calama / Iquique
07/01- Iquique / Arica
08/01- Dia de descanso em Arica
09/01- Arica / Antofagasta
10/01- Antofagasta / Copiapó
11/01- Copiapó / Copiapó
12/01- Copiapo / Fiambalá - Argentina
13/01- Fiambalá / San Juan
14/01- San Juan / Córdoba
15/01- Córdoba / Buenos Aires
16/01 - Pódio de chegada em Buenos Aires
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e competiu pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007. Em 2010, foi novamente pioneiro no rali mais perigoso do planeta ao disputar o Dakar com um carro movido a etanol.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
Foto: Doni Castilho
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci/Fabio Ometto
11. 7860.8917
11. 7283.3715
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário