O "Protom"recebeu o batismo de pista em Curitiba
O piloto Klever Kolberg esteve nesta última terça-feira em Curitiba (PR) para o shakedown do seu novo carro, que foi projetado e desenvolvido pela equipe ProMacchina. O Protótipo Etanol (Protom), carro com que o piloto da Valtra Dakar Eco Team disputará o 18º Rally Internacional dos Sertões, é totalmente novo e incorpora diversas evoluções quando comparado com o equipamento que foi utilizado no Rally Dakar deste ano.
O cronograma da oficina de Maurício Neves vem sendo cumprido à risca, e nem a chuva que caiu ontem na capital paranaense atrapalhou os planos de Klever. O piloto gaúcho, que terá no Sertões o potiguar Flavio Marinho de França como navegador, embarca neste final de semana para Goiânia (GO), onde no próximo dia 10 acontece a largada para a maior prova off road do Brasil.
"Este carro é totalmente diferente daquele que utilizamos no Dakar, a evolução foi muito grande. Conseguimos melhorar a suspensão e reduzir o peso. Isso principalmente porque, como no Sertões teremos estrutura para reabastecimento, foi possível adotar um tanque menor, que melhorou a dirigibilidade, estabilidade e equilíbrio do conjunto", disse Klever.
O motor foi a parte que menos alterações sofreu, embora tenha sido adotado um Mitsubishi V6 3.5 Flex, mas o ganho de potência foi da ordem de 50 Hp e segundo o próprio piloto a melhora do conjunto foi excelente.
"Fiquei muito contente, o carro melhorou tanto que gostaria até de ter um pouco mais de motor. Como não daria tempo de testar uma nova especificação de motor e visando a confiabilidade, optamos por usar esta unidade mesmo. Estava chovendo e fizemos o shakedown em uma pista com lama, e mesmo em um piso complicado o comportamento geral foi excepcional", completou Kolberg.
O Rally Internacional dos Sertões começa no próximo dia 10, terça-feira, com um roteiro composto por dez especiais, largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE) depois de 4.486 quilômetros de muita pedra e poeira, onde serão conhecidos os campeões de 2010.
Configuração padrão para os principais pontos do carro:
Protótipo Etanol By ProMacchina
Motor: Mitsubishi 3.5 - 6 cilindros em V, Flex
Eletrônica programável de competição
Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento
Potência: 240 HP/5.500 RPM
Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 reduzido
Diferenciais com blocantes
Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque
Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição
Sistema duplo para bombas de combustível
Suspensão independente dianteira e traseira
2 amortecedores Ohlins por roda
Freio a disco nas 4 rodas
Macaco Hidráulico
Velocidade Máxima: 180 km/h
Peso bruto: 1.875kg
Comprimento: 4.475mm
Largura: 1.990mm
Altura: 1.850mm
Base: 2.900mm
Rodas: 7" X 16"
Chapão protetor inferior
Pranchas de desencalhe
Gaiola de segurança padrão FIA
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.
No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.
Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.parisdakar.com.br e siga a equipe no Twitter: www.twitter.com/RallyDakar
Fotos: divulgação
NEWSROOM COMUNICAÇÃO
11. 9479-9462
Jornalista Responsável: João Vasconcelos
contato@newsroom.com.br
O piloto Klever Kolberg esteve nesta última terça-feira em Curitiba (PR) para o shakedown do seu novo carro, que foi projetado e desenvolvido pela equipe ProMacchina. O Protótipo Etanol (Protom), carro com que o piloto da Valtra Dakar Eco Team disputará o 18º Rally Internacional dos Sertões, é totalmente novo e incorpora diversas evoluções quando comparado com o equipamento que foi utilizado no Rally Dakar deste ano.
O cronograma da oficina de Maurício Neves vem sendo cumprido à risca, e nem a chuva que caiu ontem na capital paranaense atrapalhou os planos de Klever. O piloto gaúcho, que terá no Sertões o potiguar Flavio Marinho de França como navegador, embarca neste final de semana para Goiânia (GO), onde no próximo dia 10 acontece a largada para a maior prova off road do Brasil.
"Este carro é totalmente diferente daquele que utilizamos no Dakar, a evolução foi muito grande. Conseguimos melhorar a suspensão e reduzir o peso. Isso principalmente porque, como no Sertões teremos estrutura para reabastecimento, foi possível adotar um tanque menor, que melhorou a dirigibilidade, estabilidade e equilíbrio do conjunto", disse Klever.
O motor foi a parte que menos alterações sofreu, embora tenha sido adotado um Mitsubishi V6 3.5 Flex, mas o ganho de potência foi da ordem de 50 Hp e segundo o próprio piloto a melhora do conjunto foi excelente.
"Fiquei muito contente, o carro melhorou tanto que gostaria até de ter um pouco mais de motor. Como não daria tempo de testar uma nova especificação de motor e visando a confiabilidade, optamos por usar esta unidade mesmo. Estava chovendo e fizemos o shakedown em uma pista com lama, e mesmo em um piso complicado o comportamento geral foi excepcional", completou Kolberg.
O Rally Internacional dos Sertões começa no próximo dia 10, terça-feira, com um roteiro composto por dez especiais, largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE) depois de 4.486 quilômetros de muita pedra e poeira, onde serão conhecidos os campeões de 2010.
Configuração padrão para os principais pontos do carro:
Protótipo Etanol By ProMacchina
Motor: Mitsubishi 3.5 - 6 cilindros em V, Flex
Eletrônica programável de competição
Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento
Potência: 240 HP/5.500 RPM
Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 reduzido
Diferenciais com blocantes
Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque
Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição
Sistema duplo para bombas de combustível
Suspensão independente dianteira e traseira
2 amortecedores Ohlins por roda
Freio a disco nas 4 rodas
Macaco Hidráulico
Velocidade Máxima: 180 km/h
Peso bruto: 1.875kg
Comprimento: 4.475mm
Largura: 1.990mm
Altura: 1.850mm
Base: 2.900mm
Rodas: 7" X 16"
Chapão protetor inferior
Pranchas de desencalhe
Gaiola de segurança padrão FIA
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.
No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.
Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.parisdakar.com.br e siga a equipe no Twitter: www.twitter.com/RallyDakar
Fotos: divulgação
NEWSROOM COMUNICAÇÃO
11. 9479-9462
Jornalista Responsável: João Vasconcelos
contato@newsroom.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário