sábado, 7 de agosto de 2010

No Dia dos Pais, Klever Kolberg conta com reforço para buscar a vitória




Pai do piloto, Ary Kolberg, 72 anos, integrará a equipe que fornecerá suporte para o Protom da Valtra Dakar Eco Team

Será um Dia dos Pais diferente. E de muito trabalho. O experiente piloto Klever Kolberg, da equipe Valtra Dakar Eco Team, passará a data comemorativa (8/7) ao lado de seu pai, Ary. Aos 72 anos, Ary diz que adora o esporte e não abre mão de estar ao lado do filho, que hoje é um grande nome do off road brasileiro. Mas além de festejar a dupla também estará mergulhada no trabalho de preparação para a disputa da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que começa no próximo dia 10 de agosto, em Goiânia (GO), e se encerra quase cinco mil quilômetros depois, em Fortaleza (CE), no dia 20. Na prova, Klever conduzirá um protótipo com motor Mitsubishi e movido a álcool, preparado pela ProMacchina.

"Já participei 10 vezes do Sertões e meu pai esteve presente em quatro provas. Mas esta aqui será muito especial, e pretendo homenageá-lo não só no dia oito, mas também no final da corrida, com um bom resultado", disse o Kolberg-filho. "Meu pai também esteve comigo em outras provas, inclusive no Dakar 2010. Além de me transmitir muita confiança e segurança, ele já desempenhou diferentes funções na equipe de apoio, por exemplo, cuidando do fornecimento de peças ou assumindo responsabilidades importantes para o time. Em um ano ele foi responsável por toda a ação social que fizemos com a população local. Em outro, fazia o transporte rápido de nossa assessoria de imprensa. Meu pai sempre ajuda muito", elogiou o bicampeão do Sertões, em 1997 e 1998.

"Meu pai sempre tenta animar a equipe e é um grande incentivador de todos; nos dá muito moral. Ele vai percorrer todos os quase cinco mil quilômetros da competição e certamente fará coisas sensacionais e inesperadas, como comprar todos os picolés que a garotada vende nas cidades onde chegamos, apenas para ajudar os meninos e agradar a todos na nossa e em outras equipes. Isso é coisa bem dele e faz uma grande diferença no ambiente da equipe", lembra Klever.


Advogado aposentado, Ary Kolberg nunca praticou o automobilismo, mas acredita que tem ‘parcela de culpa’ na decisão do filho em se tornar piloto de competições off road. Hoje, Klever é um dos grandes pioneiros do Brasil na modalidade, inclusive com participações destacadas no Rally Dakar. "Sou fanático por corridas e, desde que o Klever era pequeno, íamos juntos ao Autódromo de Interlagos. Acompanhamos o primeiro GP Brasil de Fórmula 1, que nem valeu pontos para o campeonato. Também seguimos de perto a trajetória dos Fittipaldi. Foi ótimo fazer isso juntos, pai e filho. Mais tarde comprei um kart e uma moto para ele. E acho que o Klever herdou essa paixão que eu tenho, está no nosso DNA", disse o pai orgulhoso.

"Seu" Ary ainda comentou sobre o prazer de estar mais uma vez no Rally dos Sertões ao lado do filho. "É uma experiência espetacular, um ambiente muito agradável, que eu adoro. Sempre há muita expectativa e ansiedade, por que a competição é muito difícil e as equipes se preparam bem. Mas vale a pena. Enquanto eu puder, quero continuar acompanhando o Sertões e o Klever", concluiu o membro mais velho da equipe Valtra Dakar Eco Team.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.


Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Acesse o site da equipe: www.parisdakar.com.br

Siga a equipe o Valtra Dakar Eco Team Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Fotos: Haroldo Nogueira / Divulgação


Mais informações para a imprensa:
News Room
João Vasconcelos
11. 9479-9462
contato@newsroom.com.br

Nenhum comentário: